Linux Mint fará mudanças na logo e no site

Linux Mint Debian Edition 4 Beta já está disponível para download
Linux mint

Para muitos usuários, o Linux Mint é um dos sistemas operacionais mais polidos e bonitos. À medida que mais e mais pessoas rejeitam o Windows 10, o Mint se torna uma alternativa muito atraente. É uma distribuição Linux que promete ser estável e confiável também. Assim, fornece  uma excelente experiência de usuário. Infelizmente, aparência agradável do sistema operacional Linux Mint não se repete no site. O mesmo é bastante desatualizado, o que pode acabar afastando muitos usuários da distro. Portanto, pensando em atrair um público maior, o Linux Mint fará mudanças na logo e no site.

Linux Mint fará mudanças na logo e no site

Felizmente, a equipe Mint não está apenas planejando uma reformulação do site, mas também um logotipo atualizado. Em vez de redesenhar o site, a equipe decidiu comprar um design pré-fabricado.

Estamos trabalhando em um novo design para o nosso site principal. Quando o design atual (e a logo) foram originalmente projetados, eles carregavam uma identidade forte e nós nos tornamos muito ligados a eles. Estávamos esperando obter um novo design que pareceria novo, porém ainda carregaria a mesma sensação, e isso foi muito difícil de conseguir. Nesse meio tempo, ficamos com algo que estava preso ao passado e que simplesmente não funciona bem hoje em dia. Muitas pessoas perguntam por que nosso site parece tão antigo, e acho que é hora de fazer algo sobre isso, diz Clement Lefebvre, líder do Linux Mint.

Lefebvre ainda diz:

A página de destino principal tem um layout diferente, sem barra lateral, menos texto e elementos mais proeminentes para apresentar o que é o Linux Mint e suas principais características. Atualmente estamos concentrando nossos esforços no cabeçalho e nos patrocinadores A barra de cabeçalho deve receber um plano de fundo ou uma textura que irá torná-lo mais mentolado e dar mais identidade ao site. Seu menu de navegação também será centralizado e colocado abaixo do título para permitir um logotipo maior.

Por falar no novo logotipo, Clement enumera os seguintes problemas com o logotipo atual.

  • Não fica bem ao ser reduzido. Quando pequeno (por exemplo, para um favicon ou um logotipo de menu de aplicativo), seu design é complexo demais para ser renderizado corretamente em um número limitado de pixels.
  • Parece fora do centro por causa de sua borda não simétrica, com espaço vazio à esquerda e nenhum à direita.

Como você pode ver na imagem acima, o novo design do site não é revolucionário. Veja que há muito espaço em branco. No entanto, talvez isso seja bom já que não precisa ser o site mais bonito da web. Ainda assim, fica a pergunta: se você vai fazer alguma coisa, por que não fazer da melhor maneira possível?

Melhorias de desempenho do Cinnamon

Algumas das melhorias de desempenho foram implantadas no Cinnamon. O gerenciador de janelas recebeu muitas alterações para diminuir ainda mais o atraso de entrada e o applet do menu do aplicativo agora é carregado e executado duas vezes mais rápido do que antes.

DocInfo e AppSys, dois componentes internos muito importantes foram revisados e simplificados.

A biblioteca de menus do Cinnamon foi portada para o Meson e atualmente está sendo revisada e simplificada.

Melhorias nas ferramentas Mint

Aqui está uma prévia do que já aconteceu:

  • Remoção automatizada de kernels antigos e pacotes desnecessários;
  • Inibição de desligamento/reinicialização do sistema durante tarefas automatizadas (remoção automatizada e/ou atualizações automatizadas);
  • Logs rotacionados persistentes (em /var/log/mintupload.log);
  • Auto-refesh agora é configurável;
  • Versões específicas podem ser colocadas na lista negra (assim você pode colocar uma lista negra em uma atualização específica para um pacote sem colocar na lista negra versões futuras);
  • Detecção de bloqueios APT e mecanismo de repetição (o gerenciador não falha mais quando o APT está bloqueado)

E então, gostaram do novo visual do Linux Mint? Por enquanto, não foi informado quando a mudança será implementada. A única pista é que a o novo design ainda está em fase inicial de desenvolvimento.

Agora, para mais informações, acesse este link do Blog do Linux Mint. 

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile