Graças a um engenheiro do Google em comunicação com os engenheiros da Microsoft, o driver Linux upstream “hid-microsoft” está trabalhando para garantir o suporte ao modo rumble em controladores Xbox mais recentes.
O driver Microsoft HID Linux tinha suporte ao modo de vibração com o Xbox One Wireless Controller, mas isso quebrou com uma atualização de firmware de 2021 para o controlador.
Linux recebe suporte Rumble para os mais recentes controladores do Microsoft Xbox
O engenheiro do Google Siarhei Vishniakou rastreou o problema e simplesmente precisa do novo ID do dispositivo para corresponder ao que é exposto pelo firmware atualizado. Portanto, com um patch enviado esta semana, o Xbox One Wireless Controller restaurou o suporte a vibração com este driver Linux.
Graças a Siarhei também estar em comunicação com a equipe do Microsoft Xbox, parece que outros controladores acabarão suportando o modo rumble no Linux.
Siarhei observou:
Depois de discutir mais com a equipe do xbox, foi apontado que outros controles do xbox, como o xbox elite, também deveriam ter suporte de maneira semelhante. No entanto, só pude verificar isso em 2 controladores até agora.
É bom ver não ser desligado pela equipe do Xbox.
O Google, por sua vez, provavelmente está interessado no suporte do controlador Xbox para qualquer jogador em dispositivos Chrome OS, TVs Android ou similares.
Este patch, por enquanto, está apenas adicionando o Xbox Wireless Controller e o Xbox One S Controller com o firmware atualizado, enquanto presumivelmente os patches de acompanhamento estarão a caminho, uma vez que seja possível verificar o suporte com os outros controladores Xbox.
Microsoft adiciona suporte ao Mesa para compilar com o SDK de agilidade do DirectX 12
Os usuários do Windows estão usando cada vez mais o Mesa. Assim, a Microsoft investe no suporte a várias APIs abertas padrão do setor e, em seguida, sobrepondo-as ao driver Direct3D 12 subjacente para uso como WSL2.
Aceleração de vídeo OpenGL, OpenCL, Vulkan e VA-API têm sido os principais alvos dos engenheiros da Microsoft que trabalham no Mesa com o Windows Subsystem para Linux em mente, além de apresentar outros casos de uso possíveis em que o host pode não ter drivers nativos para essas APIs. Para melhorar o Mesa no Windows, a Microsoft agora adicionou suporte para compilar no DirectX 12 Agility SDK.
O DirectX 12 Agility SDK equivale a uma compilação redistribuível do Direct3D 12. Em vez de sempre vincular novos recursos do Direct3D a novas versões do Windows, o Agility SDK quebra esse vínculo com essa compilação redistribuível do SDK que os aplicativos podem optar sem exigir que os usuários atualizem sua instalação do Windows para novos recursos gráficos.
Portanto, no caso de construção do Mesa com base no D3D12 Agility SDK, ele pode optar por usar a funcionalidade D3D12 mais recente sem a atualização do Windows. Isso pode ser particularmente útil para fins de teste/desenvolvimento de integração contínua (CI) ou para aqueles que executam suas próprias compilações do Mesa Windows e não desejam ser forçados a atualizar o Windows.
Os engenheiros da Microsoft adicionaram suporte para usar o Agility SDK em seu driver Mesa D3D12. Uma mesclagem de acompanhamento adicionou o suporte do Agility SDK ao driver “Dzn” (Dúzia) para Vulkan no D3D12.
Tudo isso, juntamente com outras melhorias, serão encontradas como parte do Mesa 22.3, sendo lançado como estável ainda este ano.