O Linux RISC-V está se preparando para oferecer suporte ao kernel em tempo real (PREEMPT_RT). À medida que nos aproximamos do final de 2023, infelizmente, o suporte “PREEMPT_RT” do kernel em tempo real ainda não foi implementado…
O principal bloqueador pendente ainda é o trabalho em andamento em torno de consoles sem bloqueio ou manipulação de console encadeado para então permitir algumas dezenas de patches de kernel RT fora da árvore restantes a serem mesclados. A boa notícia é que quando o suporte PREEMPT_RT estiver pronto para a linha principal, parece que o suporte à arquitetura RISC-V também será amigável em tempo real.
Linux RISC-V se preparando para suporte ao kernel em tempo real (PREEMPT_RT)
Atualmente, o conjunto de patches Linux RT permite habilitar PREEMPT_RT para arquiteturas ARM64 (AArch64), ARM, PowerPC e x86/x86_64. Um conjunto de patches em desenvolvimento recentemente estenderá isso também para o suporte ao RISC-V.
Placa VisionFive 2 RISC-V
A partir deste mês, restam apenas 3 patches para permitir PREEMPT_RT no RISC-V além dos patches linux-rt comuns. Portanto, para aqueles que possuem recursos de kernel em tempo real do RISC-V, quando os patches RT restantes forem finalmente implementados, o RISC-V também deverá estar pronto para ser uma arquitetura de CPU suportada.
O driver de vídeo VKMS continua evoluindo bem para sistemas Linux headless
O driver VKMS como uma solução de configuração de modo de kernel virtual como uma implementação de KMS somente por software para uso principalmente com sistemas Linux headless continua adicionando mais recursos. Maíra Canal e Melissa Wen apresentaram na semana passada no XDC 2023 o driver VKMS que continua se mostrando muito útil para plataformas headless, bem como para fins de teste.
Recentemente, o driver VKMS teve mais trabalho para melhorar significativamente o desempenho deste driver somente de software e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de RAM, foi adicionado suporte para vários planos de sobreposição, foi adicionado suporte para formatos adicionais, a rotação do plano agora é possível e 1D gama LUT manuseio.
Parte do trabalho que ainda está acontecendo no VKMS inclui lidar com problemas de sincronização, implementar propriedades de modo de mesclagem, mais suporte de hardware virtual, suporte a mais formatos multiplanares, permitir suporte para vários CRTCs e estender os recursos de gerenciamento de cores.
Aqueles que desejam aprender mais sobre o driver VKMS DRM podem encontrar a apresentação XDC 2023 incorporada abaixo, junto com esta apresentação de slides.