O LinuxBoot está se aproximando dos dois anos de idade após todo um esforço de desenvolvimento liderado pelo Facebook e outras empresas. O objetivo é tentar implementar uma substituição de alguns elementos do firmware do sistema pelo kernel do Linux. Assim, o LinuxBoot evolui e agora pode inicializar o Windows.
Chris Koch, do Google, apresentou na Plataforma Security Summit 2019 do mês passado sobre a iniciativa. O Summit de Segurança de Plataforma 2019 ocorreu no início de outubro nas instalações da Microsoft em Redmond.
LinuxBoot agora pode inicializar o Windows
O LinuxBoot nos últimos meses conseguiu iniciar o Windows 10. Isto está relacionado aos relatórios recentes sobre a exexistência do Windows no Linux. No entanto, não é apenas a inicialização do Windows a grande novidade. Além disso, o VMware e o Xen também agora estão trabalhando em um ambiente LinuxBoot.
E quem também está sendo desenvolvido em conjunto com o LinuxBoot é U-Root. Trata-se de uma área de usuário gravada em Go para carregadores de inicialização do Linux com um conjunto de ferramentas do tipo Busybox. O U-Root contém o antigo systemboot com os gostos do Facebook e do Google, trabalhando em conjunto para deduplicar alguns dos esforços relacionados.
O u-root incorpora quatro projetos diferentes.
- Acesse versões de muitas ferramentas padrão do Linux, como ls, cp ou shutdown. Veja cmds/core para a maioria deles.
- Vá
kexec
para carregadores de inicialização usados para inicializar kernels do Linux ou de inicialização múltipla, como ESXi, Xen ou tboot. Eles devem ser usados ??com LinuxBoot. Assim, os analisadores de arquivos de configuração do GRUB ou arquivos de configuração do syslinux devem facilitar a transição para o LinuxBoot. - Uma maneira de criar programas Go muito pequenos usando o modo de ocupado ou o modo de origem (veja abaixo).
- Uma maneira de criar o initramfs (um arquivo morto) para usar com os kernels do Linux.
A gravação em vídeo de apresentação do Platform Security Summit já está disponível e incorporada acima para sua diversão. Além disso, também está o slide deck (PDF).
Via Phoronix