Além do Debian promover o RISC-V para uma arquitetura de CPU oficial para o recém-desenvolvido ciclo Debian 13, outra mudança de arquitetura/porta de CPU está adicionando LoongArch “Loong64” como uma nova porta Debian.A arquitetura de CPU LoongArch desenvolvida pelo fornecedor chinês Loongson, baseada no MIPS64 e inspirada no RISC-V, tem visto muitos trabalhos de código aberto recentemente. O suporte LoongArch abriu caminho para os principais compiladores, suporte contínuo ao kernel do Linux e ativação em outros lugares do ecossistema de código aberto. Assim, o LoongArch “Loong64” acaba de ser adicionado ao Debian.
O LoongArch agora chegou aos espelhos de arquivo do Debian Ports como o alvo mais recente. O bootstrap inicial do Debian LoongArch é de cerca de 200 pacotes, enquanto o trabalho ainda está em andamento para torná-lo auto-hospedado. Assim que esse marco de auto-hospedagem for alcançado, o Debian planeja começar a executar pacotes Debian compilados no hardware de CPU LoongArch real hospedado em Loongson.
LoongArch “Loong64” adicionado ao Debian
Os interessados ??em tornar o LoongArch um porte Debian podem aprender sobre essa criação inicial por meio da lista de discussão do Debian. Hoje também é o Dia do Debian marcando 30 anos desde que o falecido Ian Murdock iniciou o Projeto Debian.