Apesar de não ser tão famosa como seus “concorrentes” Ruby, PHP e Java, a criação brasileira possui uma reputação muito boa entre desenvolvedores de todo o mundo. O que há em comum entre jogos dos mais avançados da atualidade, os set-up boxes de TV digital, o Adobe Photoshop Lightroom e a Wireshark, ferramenta de análise de rede muito usada em data centers? A resposta é um belo tempero brasileiro: a linguagem Lua, desenvolvida por três professores da PUC-RJ a 29 anos.
Apesar de não ser tão famosa como seus “concorrentes” Ruby, PHP e Java, a criação brasileira possui uma reputação muito boa entre desenvolvedores de todo o mundo e tem como principais destaques o código extremamente simples e a sua portabilidade.
De acordo com Roberto Ierusalimschy, professor associado do departamento de informática da PUC-RJ, a Lua surgiu sem nenhuma pretensão, dentro do TecGraf, grupo de tecnologia formado numa parceria entre a PUC-RJ e a Petrobras.
Ela foi criada a partir da necessidade de integração de duas outras linguagens, a SOL (Simple Object Language) e a Del (Data-entry language). Ambas eram usadas em projetos de engenharia da Petrobras.
Começamos com dois grupos de seis pessoas que estavam utilizando a Lua, que nem tinha versão 1.0 ainda. Publicamos um artigo numa revista voltada a desenvolvedores. Na época, em 1997, a Lucas Arts não estava contente com a Scum, usada para o desenvolvimento de games. Foi então que Tim Schafer, criador do game Grim Fandango, leu o artigo e resolveu desenvolver o jogo usando Lua. Foi nossa primeira grande aparição mundial.
Afirma Lerusalimschy na época.
Fácil e simples de aprender! O professor conclui ressaltando a simplicidade de se trabalhar com a Lua, baseada numa arquitetura modular: um núcleo que acessa informações de bibliotecas básicas. Segundo ele, qualquer programador com um nível bom aprende rapidamente como trabalhar com a linguagem.
Lua é uma linguagem fácil?
Você já ouviu falar de Robert Nay? Não?! Apresento-lhes então ao garoto que com 14 anos pegou um livro de Lua na biblioteca da sua escola em Utah nos Estados Unidos e simplesmente desenvolveu um dos jogos mais baixados para iPhone na Apple Store: Bubble Balls.
Lançado em 29 de dezembro de 2010, o jogo teve mais de 2 milhões de downloads, destronando na época o todo-poderoso Angry Byrds. O mais impressionante é que o jogo possuía mais de 4 mil linhas de código, tudo utilizando o Corona SDK baseado em Lua.
A linguagem cresceu muito entre 2006-2012 e agora 2022!
A utilização da linguagem Lua cresce a cada ano. Em 2006 ela ocupava a posição de número 50 dentre as linguagens mais populares do mundo. Em 2010 ela já ocupava a posição de número 20. Em maio de 2011 ela já estava na posição de número 12, deixando para trás linguagens tradicionais como Delphi e Pascal.
Em seu auge em 2011, Lua tocou brevemente uma das 10 primeiras posições. Se isso vai acontecer novamente é desconhecido. Mas é claro que Lua está alcançando o mercado de desenvolvimento de jogos. É fácil de aprender, rápido de executar e simples de interagir com C. Isso torna Lua um candidato perfeito para este trabalho. Um dos drivers por trás do sucesso recente de Lua é a plataforma de jogos muito popular Roblox, que usa Lua como sua principal linguagem de programação.
Disse Paul Jansen, CEO da TIOBE.
No entanto, em 2020 houve uma queda que agora em 2022 foi recuperada. Assim, 2022 já começa com a LUA entre as TOP 20 do planeta. A informação foi divulgada no relatório de março do TIOBE. Além disso, é importante dizer que algumas linguagens populares estão com tendência de queda. LUA permanece com tendência de alta.
Lua saiba um pouco mais sobre a linguagem de programação brasileira
Lua é uma linguagem de script leve, eficiente e incorporável adotada em aplicativos como o Adobe Photoshop Lightroom com ênfase em sistemas embarcados como televisão e videogames. Em 2009, era a linguagem de script mais popular usada no desenvolvimento de videogames.
Jansen diz que enquanto Lua está vendo um ressurgimento em seus números de uso, ela não se recuperou totalmente de seus picos de mais de uma década atrás. Apesar de sua falta de adoção em massa, Jansen diz que espera que a linguagem permaneça entre os 20 primeiros.
Lua é o mesmo para C como Kotlin é para Java. É a variante tipada dinamicamente que torna o desenvolvimento mais rápido, mas um pouco mais arriscado. Eu prevejo que LUA conseguirá manter sua posição no top 20, mas ainda não é mainstream. Portanto, permanecerá na posição 20 por um longo tempo.
Disse Jansen
Agora, vamos aguardar e torcer para que Lua volte para o TOP 10. Assim como Jansen, nós também estamos esperançosos que a linguagem de programação brasileira volte ao topo em 2022.