Neste final de semana saiu a versão estável do ambiente de trabalho de código aberto LXQt 1.1 e que foi lançado com integração do Portal de Desktop XDG, além de muitos outros novos recursos. O ambiente tem como base o Qt de código aberto e surgiu a partir da fusão entre os antigos projetos Razor-qt e LXDE.
O LXQt 1.1 requer o kit de ferramentas Qt 5.15 LTS. A LXQt começou a trabalhar na portabilidade para Qt6, mas por enquanto qt 5.15 é a única versão suportada.
Algumas das outras mudanças com o LXQt 1.1 para este ambiente de desktop leve incluem:
- O gerenciador de arquivos LXQt agora suporta a interface DBus do gerenciador de arquivos usada por aplicativos como Firefox e Chrome;
- O LXQt também adiciona xdg-desktop-portal-lxqt para integrar o suporte ao portal xdg-desktop.- A integração do tema LXQt é aprimorada, bem como a adição de um novo tema e outros aprimoramentos de interface do usuário;
- Configurações de sessão LXQt adicionaram uma opção para dimensionamento global de tela.- A funcionalidade de marcador da QTerminal é melhorada.
Geral
- O LXQt 1.1.0 depende do Qt 5.15, a última versão LTS do Qt5. (A porta para Qt6 foi iniciada, mas precisava de uma versão estável do KF6.)
- O gerenciador de arquivos do LXQt agora suporta a interface DBus do gerenciador de arquivos, que é usada por alguns aplicativos (como Firefox e Chromium) que chamam o gerenciador de arquivos padrão para mostrar arquivos dentro de pastas ou fazer outros trabalhos. Além disso, o item “Arquivos recentes” é adicionado ao menu Arquivo. Como de costume, os problemas são corrigidos e as funcionalidades são melhoradas.
- O novo componente é adicionado ao LXQt, como uma implementação de backend para . Quando ele é instalado, alguns aplicativos não-Qt como o Firefox podem ser configurados para usar a caixa de diálogo de arquivo LXQt.
xdg-desktop-portal-lxqtxdg-desktop-portal
- Os temas lxqt são melhorados. Um novo tema e vários papéis de parede são adicionados. Além disso, paletas Qt correspondentes são adicionadas para um visual bastante uniforme com estilos de widget Qt como Fusion. Eles podem ser encontrados e aplicados na configuração de aparência LXQt – Estilo Widget – Paleta Qt.
- A funcionalidade do marcador é muito melhorada em QTerminal e vários problemas (antigos) no modo suspenso são corrigidos.
- No painel LXQt, os ícones da bandeja legado são agora mostrados dentro do Notificador de Status quando o plugin da bandeja do sistema está ativado. Isso remove o problema que a bandeja de sistema legado tinha com painéis de ocultação automática.
- Os ícones da bandeja com a porcentagem de carga dentro deles são adicionados ao GERENCIADOr de energia LXQt.
- Uma opção simples é adicionada às Configurações de Sessão LXQt para o dimensionamento global da tela.
- As traduções receberam muitas atualizações.
- E outras alterações que podem ser encontradas em registros de alterações de componentes LXQt.
Mais detalhes sobre o lxqt 1.1 lançamento de recursos via LXQt-Project.org.