O criador do Mabox Linux, Daniel Napora, anunciou uma nova versão do Mabox Linux 20.10 “Eithné”, que vem com um kernel Linux 5.4 LTS, tradução de idioma e muitas outras melhorias. Para quem não sabe, Mabox é um sistema operacional baseado em Manjaro Linux inspirado no CrunchBang Linux. Possui o gerenciador de janelas Openbox leve e rápido.
Mabox Linux 20.10 é um Manjaro Spin com Lightweight Openbox WM: o que há de novo?
O Mabox Linux agora está totalmente traduzido para o espanhol. A tradução completa se aplica a todas as ferramentas específicas do Mabox, como o Mabox Control Center, a tela de boas-vindas, o Conky/Tint2 Manager, o Menu/Sidepanels e até mesmo a apresentação de slides do instalador.
As ISOs específicas de idioma do Mabox Linux também não estão mais disponíveis. Você só pode baixar um ISO disponível e depois selecionar um idioma e teclado específicos no momento da inicialização.
Como o Mabox Linux é uma versão do Manjaro, o Mabox 20.10 apresenta a maioria dos pacotes de software dos repositórios oficiais do Manjaro e o restante do repositório de pacotes do Mabox Linux.
Falando em software no Mabox 20.10, a ferramenta de monitoramento de recursos Bpytop agora substituiu o Bashtop, e Yadsu substituiu o Zensu, que fornece front-ends gráficos para su e sudo.
Os componentes do Mabox Linux Desktop também receberam melhorias como painéis laterais e o menu agora permite as seguintes funções:
- Alterar tamanho e fonte
- Mostrar ou ocultar ícones
- Selecione o tema do ícone
- Escolha o esquema de cores
- Ajuste o esquema de cores ao seu gosto
Aqui estão as outras alterações importantes que o Mabox Linux 20.10 inclui:
- Melhor manuseio de inicialização automática de serviços/aplicativos;
- Configuração mais fácil do painel Tint2 com GUI;
- Menus e help melhorados e novos.
Para obter detalhes completos sobre o que há de novo no Mabox 20.10, você pode verificar as notas de lançamento oficiais.
Se você quiser experimentar o Mabox Linux 20.10, baixe a imagem ISO do repositório oficial ou clique no botão abaixo.