Pelo menos 75% de todo o acervo com os principais jogos da Steam possuem compatibilidade com distribuições Linux. Isso é o que mostra um levantamento recente, com base em mil games Steam mais populares que são compatíveis com o sistema operacional gratuito.
Tudo começou com a criação da Steam Play em 2010 e, mais recentemente, com a implementação de um plano para melhorar a compatibilidade com Linux com jogos ‘somente para Windows’. Para isso, surgiu o Proton, uma versão melhorada e adaptada do Wine para que os jogos rodem da melhor forma possível. Isso vem sendo feito pela Valve e a Codeweavers.
O Proton diferencia-se dos demais forks do Wine para jogos. Primeiramente, devido a implementações Direct3D na API Vulkan: DxVK (para DirectX 9-11) e VK3D (para DirectX 12). Isso se traduz em uma melhoria notável na compatibilidade, permitindo que um amplo catálogo de títulos seja executado, mesmo quando eles não estão oficialmente disponíveis para Linux.
Maioria dos jogos Steam tem compatibilidade com distribuições Linux
O tamanho desse acervo é bastante considerável. Há apenas alguns meses, esse número era de cerca de 14.000. Para se ter uma ideia de como está a situação hoje, podemos recorrer ao ProtonDB, um banco de dados independente que há anos monitora a compatibilidade graças aos relatórios enviados pelos usuários. E a conclusão se avaliarmos os 1000 jogos mais populares no Steam (de um total de 21.000 para os quais existem dados enviados pelos usuários), 75% deles são considerados ‘compatíveis’ com o Linux.
Esta classificação de ‘compatível’ é concedida com base em uma escala de seis graus de compatibilidade , que – deixando de lado os jogos nativos – estabelece classificações como ‘platina’ e ‘ouro’ (sem problemas), ‘prata’ (pequenos problemas) e ‘ bronze ‘(possibilidade de falhas relevantes):
Infelizmente, como pode ser visto no gráfico, ao avaliar apenas os 10 videogames mais populares, a porcentagem daqueles que rodam sem problemas significativos no sistema operacional Linux cai para menos da metade, chegando a apenas 40%.
Se você está interessado em verificar o grau de compatibilidade com sua distribuição Linux dos jogos que adquiriu através do Steam, lembramos que o Protondb tem uma função de pesquisa que os jogadores Linux podem usar para verificar o status de cada jogo.
Na verdade, para evitar ser forçado a revisar os títulos um por um, você também pode conectar diretamente sua conta Steam ao ProtonDB para saber o status dos jogos em sua biblioteca. Em um minuto, você pode ter uma ideia de quantos títulos pode reproduzir no Linux.
Via Genbeta