Mais otimizações feitas para tornar os terminais GNOME/VTE mais rápidos. Em setembro, o desenvolvedor do GNOME, Christian Hergert, observou como os emuladores de terminal Linux têm o potencial de serem muito mais rápidos com base em seus experimentos. Embora na época ele não planejasse prosseguir com isso, nas semanas seguintes ele vem fazendo melhorias no código VTE do GNOME que é usado pelo Console do GNOME e outros aplicativos.
Nas últimas semanas, Christian Hergert fez melhorias de desempenho no VTE para esta biblioteca de terminal virtual usada por aplicativos GTK. Esta semana ele conseguiu mais algumas melhorias.
Mais otimizações feitas para tornar os terminais GNOME/VTE mais rápidos
Conforme descrito em Esta semana no GNOME, tem havido mais acontecimentos em torno de terminais mais rápidos. O buffer de rolagem VTE agora é compactado usando LZ4 em vez de Zlib para melhor desempenho, há melhorias de desempenho em torno de texto bidirecional, os compiladores agora podem incorporar caminhos de código importantes de maneira mais eficaz, uma nova abstração de desenho foi adicionada, desenho de linha estilizado mais rápido e GTK agora pode calcular automaticamente regiões de danos com VTE usando nós de renderização nativos.
Hergert encerrou a atualização de status de TEV desta semana com:
“Ainda espero que mais trabalho seja feito em torno do agendamento de frames para que possamos remover o limite de ~40fps que antecede o acesso confiável à informação vblank.”
É ótimo ver todo o trabalho contínuo do GNOME/VTE para emuladores de terminal mais rápidos.
Inscrições já abertas para GNOME Asia 2023
As inscrições já estão oficialmente abertas para o GNOME Asia 2023! A cimeira deste ano terá lugar de 1 a 3 de dezembro de 2023, na vibrante cidade de Katmandu, no Nepal, e online.
O GNOME Asia 2023 promete uma programação emocionante de apresentações e workshops com foco nos mais recentes desenvolvimentos no ecossistema GNOME e na comunidade GNOME Asia. Os participantes poderão participar pessoalmente em nosso local em Katmandu ou virtualmente de todo o mundo.
A conferência deste ano terá duas apresentações principais. O primeiro é de Justin Flory, um defensor do software de código aberto e do envolvimento da comunidade, e o segundo é de Ravi Bhattarai, um entusiasta tecnológico apaixonado por software livre e de código aberto.
A programação completa da conferência está disponível no site do evento com detalhes sobre cada sessão e palestrante.
As inscrições estão abertas a todos, seja você um desenvolvedor experiente, um novato na comunidade de código aberto ou simplesmente alguém curioso sobre os últimos desenvolvimentos do GNOME. Esperamos vê-lo pessoalmente e online de 1 a 3 de dezembro!