Em 2015, dois tipos de pacotes de nova geração foram lançados. Os primeiros a chegar oficialmente foram os Flatpaks, em setembro daquele ano. Do mesmo modo, o Snap chegou um mês depois, mas não foi incluído em nenhuma versão padrão até o lançamento do Ubuntu 16.04 em abril de 2016. Existem muitas distribuições Linux compatíveis esses tipos de pacotes e em breve haverá mais um: o Manjaro lançará o fpakman para gerenciá-los. Portanto, o Manjaro incluirá suporte nativo para pacotes Snap e Flatpak graças ao fpakman.
Como podemos ler em um artigo publicado no fórum Manjaro, o fpakman é um GUI (software com interface de usuário) que permite gerenciar os pacotes Snap e Flatpak. O Manjaro irá, assim, lançar uma loja de software alternativa. Isso já ocorre com outras distros, como o Ubuntu Software, o KDE Snap Store ou o Discover.
Isso permitirá que os usuários das versões Xfce, KDE e GNOME do Manjaro encontrem e instalem facilmente softwares como Spotify, Skype ou GIMP em suas versões Snap ou Lollypop em sua versão Flatpak.
fpakman, a alternativa de Manjaro para Snap Store e Discover
Outra novidade que Manjaro mencionou em seu artigo é que a atual versão de teste vem com o FreeOffice como a suíte de escritório padrão. A intenção ao usar o conjunto Softmaker é oferecer a melhor compatibilidade com o Microsoft Office.
Outras novidades disponíveis na nova “Atualização de testes do Manjaro” são:
- Xfce 4.14-pre3.
- Kernel atualizado.
- Muitas atualizações do Haskell.
- Os ISOs de Manjaro Juhraya foram atualizados, incluindo suporte para pacotes Snap e Flatpak pré-ativados no Xfce, KDE e GNOME.
Manjaro incluirá suporte nativo para pacotes Snap e Flatpak graças ao fpakman
Porem, algumas coisas devem ser levadas em conta. Primeiramente, estamos falando de uma “Atualização de Teste”. Portanto, esta é uma versão de teste do sistema operacional. Assim, as mudanças que serão feitas no futuro são testadas agora. Por outro lado, agora eles têm apenas suporte pré-ativado para os pacotes Flatpak e Snap nas versões Xfce, KDE e GNOME do Manjaro.