Após um ano e meio no desenvolvimento do MATE 1.26 como um fork dos componentes da área de trabalho do GNOME 2, esta versão está agora disponível com suporte inicial ao Wayland e muito mais. Sendo assim, o novo MATE 1.26 Desktop acaba de ser lançado com algum suporte do Wayland.
MATE 1.26 apresenta suporte Wayland para Atril, System Monitor, Pluma, Terminal e outros componentes de desktop. MATE 1.26 também traz “melhorias massivas” ao seu editor de texto Pluma, um Centro de Controle aprimorado, MATE Calculator agora faz uso de GNU MPFR/MPC, melhorias no gerenciador de arquivos Caja, muitas correções de bugs, mais portabilidade para o sistema de compilação Meson e outras melhorias.
Este lançamento pode ter demorado um pouco mais do que o normal, mas agora, após 18 meses de desenvolvimento, temos o prazer de lançar o MATE 1.26. Um grande obrigado a todos os contribuidores que ajudaram a fazer isso acontecer, diz o anúncio oficial.
MATE 1.26 Desktop lançado com algum suporte do Wayland
O que há de novo em MATE 1.26
O tema para este lançamento foi adicionar novas funcionalidades ao MATE Desktop, mantendo a aparência que todos nós conhecemos e amamos. Enquanto todos os recursos adicionados são certamente muito interessantes, também não esquecemos de fazer toneladas de correção de bugs, modernizando a base de código e otimizando o desempenho.
As alterações do título no MATE Desktop 1.26 são:
- Adicionamos suporte Wayland para Atril, Monitor de Sistema, Pluma, Terminal e outros componentes do Desktop. Além disso, a Calculadora e o Terminal agora podem ser construídos com Meson.
- Pluma foi submetido a grandes melhorias.
- Há um novo minimapa que oferece uma visão geral instantânea do conteúdo.
- O novo padrão de fundo de grade transforma o Pluma em um painel de escrita.
- O plugin de classificação agora oferece suporte a desfazer ações.
- Adicionamos um atalho para mostrar/ocultar números de linha, a saber Ctrl+ Y.
- A caixa de diálogo de preferências precisou de um redesenho para acompanhar todos os novos recursos.
- Junto com os novos plug-ins Pluma, nosso editor de texto pode ser transformado em um IDE rico em recursos com suporte para preenchimento de colchetes, código de comentário/não comentário, terminal integrado e preenchimento de Word .
- O Centro de Controle apresenta uma caixa de diálogo de preferências do Windows aprimorada com mais opções. Na caixa de diálogo Exibir, adicionamos uma opção para escala de exibição.
- As notificações se tornaram ainda mais úteis à medida que ganharam suporte para hiperlinks. E finalmente adicionamos um miniaplicativo Não perturbe .
- Falando em miniaplicativos, o miniaplicativo Lista de Janelas tem uma nova opção para desativar a rolagem do mouse. As miniaturas de janela opcionais agora são nítidas e claras, pois são renderizadas como superfícies de cairo .
- O miniaplicativo Netspeed mostra mais informações por padrão e ganhou suporte de netlink .
- A calculadora foi portada para a biblioteca GNU MPFR/MPC, o que significa mais precisão, computação mais rápida e funções adicionais (por exemplo, função zeta de Riemann, função de erro de Gauss).
- Finalmente adicionamos um histórico para mostrar cálculos recentes .
- A calculadora agora pode ser redimensionada quando o histórico é ativado.
- Velocidade de fatoração de inteiros amplamente melhorada.
- Avaliação aritmética modular muito mais rápida (capacidade de exponenciação modular).
- No gerenciador de arquivos Caja, você pode selecionar uma nova barra lateral de favoritos . Caja ganhou suporte para formatar unidades do menu de contexto. A extensão Caja Actions, que permite adicionar programas arbitrários a serem iniciados por meio do menu de contexto, agora faz parte da Área de Trabalho.
- Percorrer grandes documentos no Atril é muito mais rápido agora, uma vez que uma pesquisa linear lenta foi substituída por uma pesquisa em árvore binária. A área de cobertura da memória do visualizador de documentos ficou ainda menor, já que um EvWebView agora é criado apenas se necessário.
- O gerenciador de janelas Marco agora restaura as janelas minimizadas para sua posição original de forma mais confiável.
- Engrampa tem suporte para Publicação Eletrônica ( EPUB ) e arquivos ARC. Além disso, agora pode abrir arquivos RAR criptografados .
- O Power Manager tem uma nova opção para habilitar o escurecimento do teclado e foi portado para libsecret .
- As caixas de diálogo Mais sobre foram atualizadas com descrições mais agradáveis.
- Corrigimos muitos bugs, alguns vazamentos de memória e modernizamos a base de código de quase todos os componentes do Desktop.
- Existe um novo Wiki que torna mais fácil para novos contribuidores se juntarem ao nosso projeto. Precisamos urgentemente de pessoas motivadas, por isso não hesite em nos contactar ou começar a contribuir.
- As traduções são atualizadas.
Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no lançamento do MATE 1.26 via MATE-Desktop.org.