Recentemente, o McAfee Labs descobriu novos ransomwares destinados a gamers. É o ransomware Anatova que se esconde em arquivos de ícones aparentemente inofensivos. McAfee encontra um novo Ransomware que tem como alvo o público gamer.
Normalmente, ele se disfarça como um jogo ou aplicativo popular para induzir os usuários a fazer o download de malwares. Depois de executado, ele solicita automaticamente privilégios de administrador para criptografar rapidamente os arquivos da vítima e, em seguida, solicitar um resgate.
Todavia, analistas disseram que mais de 100 que foram infectados pelo ransomware Anatova, nos Estados Unidos, além de vítimas na Bélgica, Alemanha e França.
Embora o DASH não seja tão famoso quanto o Bitcoin ou o Monero, este ransomware não é o primeiro a usar o DASH como método de resgate. Já no início de 2018, havia uma família de ransomwares chamada GandCrab, que foi a primeira a solicitar um resgate por meio do DASH.
O tipo de ataque do século
Como temos notado, os Ransomwares são os tipos de ameaça mais comuns atualmente no mundo cibernético, e agora não só estão visando apenas o mundo corporativo, mas também, o mundo dos usuários comuns, e os gamers agora são a bola da vez.
Pelo fato de jovens gamers buscarem por moedas virtuais, os cibercriminosos estão sempre um passo a frente. No entanto, as empresas de segurança da informação estão sempre monitorando. Tudo depende das mudanças na tecnologia são realizadas a cada momento.
As ameaças estão circulando por diversos países do mundo. O público gamer é um alvo em grade escala. Isso devido ao alto número de tipos de jogos disponíveis espalhados pela internet.
Muitos especialistas acreditam que o número de ameaças de Ransomwares até 2020 será algo astronômico. Até agora, o que mais assustou foi o WannaCry. Este causou impacto devastador em hospitais, grande empresas dando prejuízos enormes. A segurança da informação é algo crítico e terá constantes mudanças a cada segundo.