Os últimos meses não foram fáceis para o Google, que recebeu alguns processos na Europa. Atualmente, tem três processos na UE, com quase US$ 10 bilhões em multas. E, agora, o Google acaba de ser processado mais uma vez, dessa vez por priorizar o Shopping nas buscas realizadas pelos usuários.
Processos enfrentados pelo Google
Em novembro do ano passado, a empresa perdeu um grande recurso no valor de US$ 2,8 bilhões para o Tribunal Geral da UE. O Google recorreu dessa decisão no mais alto tribunal da UE no mês passado.
Agora, pelo menos um concorrente do Google Shopping acredita que o Google não está cumprindo as decisões do tribunal e decidiu processar a empresa por mais de US$ 2 bilhões (aprox. R$ 10,5 bi). A empresa em questão é o serviço de comparação de preços PriceRunner, com sede na Suécia.
De acordo com o processo, a PriceRunner alega que as ações do Google de 2008 a 2020 custaram à empresa 22 bilhões de coroas suecas (aprox. R$ 12,6 bi). Mas, como a suposta violação do Google está em andamento, o PriceRunner espera receber ainda mais à medida que o caso avança.
Além disso, a empresa está incluindo juros anuais de 8% sobre os danos que está buscando. Como espera que este caso leve “vários anos” para ser resolvido, a sentença final pode ser muito maior e o Google condenado a pagar muito mais à PriceRunner.
Decisão da Comissão Europeia
Em 2017, a Comissão Europeia decidiu que o Google estava usando sua posição dominante no mercado da UE para favorecer injustamente seu próprio serviço de comparação de preços, o Google Shopping.
A empresa acabou recorrendo da decisão ao Tribunal Geral da UE, mas perdeu. O recurso final do Google é o Tribunal de Justiça Europeu, ao qual recorreu, mas o processo pode levar mais quatro anos para ser resolvido.
Processos em outras partes do mundo
Além dos casos em andamento na UE, o Google também enfrenta multas na Índia e nos Estados Unidos. Todos os problemas legais do Google giram em torno da mesma coisa: abuso de sua posição dominante no mercado.
Em todo o mundo, o Google controla mais de 85% do mercado de buscas, uma posição que aproveita para promover seus outros serviços, como a publicidade online, que é a fonte de mais de 80% de sua receita. Em outras palavras, qualquer coisa que mexa com a Pesquisa, mexe com a base de seu modelo de negócios.
Via: AndroidPolice