MediaTek destrona Qualcomm no quarto trimestre de 2021

mediatek-destrona-qualcomm-no-quarto-trimestre-de-2021

Qualcomm e MediaTek têm brigado pela posição de empresa que mais vende chipsets no mundo. E, apesar de a Qualcomm ter ficado à frente da MediaTek ano de 2021, pelo menos no último semestre do ano, ela foi passada pela MediaTek. A MediaTek destronou a Qualcomm no quarto trimestre de 2021 e assumiu a liderança no período nos EUA.

MediaTek X Qualcomm

Embora as empresas de pesquisa Counterpoint e IDC concordem que a Qualcomm vendeu mais chips em 2021, suas estatísticas diferem quando se trata do último trimestre. A IDC diz que a MediaTek tinha mais de 48% do mercado Android dos EUA, enquanto a Qualcomm tinha uma participação de cerca de 44%. A Counterpoint, por outro lado, afirma que a Qualcomm ficou com 55% do bolo e a MediaTek com apenas 37%.

A MediaTek está se aproximando da Qualcomm e, embora isso possa ser atribuído em grande parte ao fato de que a primeira está tentando competir de forma mais agressiva com a segunda expandindo sua linha, a MediaTek deve parte disso ao Google.

mediatek-destrona-qualcomm-no-quarto-trimestre-de-2021

A PCMag informa que o diretor de pesquisa de telefonia móvel da IDC, Anthony Scarsella, destacou dois fatores que contribuíram para o desempenho da MediaTek. Primeiro, a fabricante de chips forneceu SoCs para três smartphones mais vendidos: o Samsung Galaxy A12 e A32 e o Motorola G Pure.

Além disso, o Google abandonou a Qualcomm e seus telefones Pixel 6, que são equipados com o chip Tensor caseiro, tiraram a participação de mercado da Qualcomm, já que a empresa costumava equipar seus telefones com chipsets Snapdragon. Scarsella chega a dizer que se não fosse pelo Google, a MediaTek não teria ultrapassado a Qualcomm.

No geral, a Apple foi a vencedora e teve 56% do mercado no quarto trimestre de 2021 nos EUA. Os iPhones da Apple são alimentados por seus próprios chips Bionic. Nesse cenário, o Google ainda tem um longo caminho a percorrer. A participação de mercado da Tensor era tão insignificante que foi colocada na categoria “outros” chips.

Ainda assim, o fato de isso ter sido suficiente para destronar a Qualcomm e o relatório sobre o Pixel 6 quebrar o recorde de vendas do Google é suficiente para provar que a empresa está se tornando uma ameaça tanto para fabricantes de chips quanto para fabricantes de telefones, lembra o PhoneArena.

Via: PhoneArena