Mediatek Dimensity 9300 deve trazer núcleos poderosos!

mediatek-dimensity-9300-deve-apresentar-trazer-nucleos-poderosos

A Arm acaba de revelar o núcleo Cortex-X4 de alta potência para processadores móveis junto com os núcleos Cortex-A720 e Cortex-A520. A Mediatek usou esse anúncio para confirmar que seu próximo carro-chefe 5G SoC da Dimensity contará com o X4 e A720, bem como a GPU Immortalis-G720, mas não mencionou o A520. O fato é que o Mediatek Dimensity 9300 deve apresentar trazer núcleos poderosos!

Mediatek Dimensity 9300 e os novos núcleos poderosos

O vazador Digital Chat Station usou sua conta Weibo para tentar oferecer uma explicação – não há Cortex-A520 no chipset; o Mediatek Dimensity 9300 terá uma CPU octa-core com arquitetura 4x Cortex-X4 + 4X Cortex-A720.

mediatek-dimensity-9300-deve-apresentar-trazer-nucleos-poderosos
Imagem: Reprodução | GSMArena

O chip será construído no processo N4P. É uma solução refinada de última geração de 4 nm, proporcionando um aumento de desempenho e melhorias na eficiência de energia em relação aos processos N5 e N4. De acordo com o vazador, o Dimensity 9300 venceria o eventual Apple A17 Bionic em uma comparação frente a frente e também reduzirá o consumo de energia em 50%, em comparação com “a geração anterior”.

O mais impressionante é que, mesmo deixando de lado os núcleos Cortex-A520 de alta eficiência, a novidade ainda seria inacreditáveis 50% mais eficiente que o Dimensity 9200, um salto extremo a ser feito em apenas uma geração. Além disso, a própria MediaTek pode ter dado pistas de que realmente adotará essa configuração.

A decisão de usar apenas núcleos de alto desempenho e adotar quatro Cortex-X4 em um único chip para smartphones pode parecer contraintuitiva quando levamos em conta seu foco em entregar máxima performance ao custo de eficiência. Como teremos uma quantidade grande de núcleos muito poderosos, cada um deles não precisa se esforçar tanto para cumprir as tarefas, reduzindo o tempo de processamento e, consequentemente, o consumo.

É muito mais provável que o Dimensity 9300 siga a configuração 1+5+2, mas se a Mediatek estiver realmente disposta a colocar quatro super núcleos em sua CPU, poderemos ver o início de uma revolução no desenvolvimento de chipsets. Por enquanto, estamos reservados para tais reivindicações ousadas e esperaremos que os produtos reais apareçam antes de ficarmos excessivamente entusiasmados.

Podemos ver mais alguma novidade nas próximas semanas. O MediaTek Dimensity 9300 pode ser apresentado no final de 2023, possivelmente em setembro. Então, temos bastante tempo para relatórios e vazamentos. Esperamos que os melhores smartphones cheguem ao mercado com esse chip no final desse ano ou início do próximo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile