MediaTek lançará seu primeiro chip usando o processo de 3nm da TSMC no próximo ano

mediatek-lancara-seu-primeiro-chip-usando-o-processo-de-3nm-da-tsmc-no-proximo-ano
Imagem: Gizchina

A MediaTek acaba de confirmar que finalmente conseguiu desenvolver seu primeiro chip usando o processo de 3 nm da TSMC e esse chip será lançado em 2024. A concorrência terá que correr contra o tempo para conseguir acompanhar a empresa de chips.

Chip de 3nm da MediaTek chegará em 2024

Essa “conquista” da MediaTek é uma grande vitória para a MediaTek, já que seu principal concorrente, a Qualcomm, não será capaz de desenvolver seu possuir chips de 3nm por alguns anos.

Por outro lado, espera-se que o próximo iPhone 15 da Apple seja equipado com chips de 3 nm, já que a empresa sediada em Cupertino parece ter comprado todas as ações de 2023 da TSMC. A Apple, dona da empresa, claro, teria acesso a tecnologia antes de todos. No entanto, isso não tira o mérito da MediaTek.

Estamos comprometidos com nossa visão de usar a tecnologia mais avançada do mundo para criar produtos de ponta que melhorem nossas vidas de maneira significativa. As capacidades de fabricação consistentes e de alta qualidade da TSMC permitem que a MediaTek demonstre plenamente seu design superior em chipsets emblemáticos, oferecendo o mais alto desempenho e soluções de qualidade aos nossos clientes globais e melhorando a experiência do usuário no mercado emblemático.

mediatek-lancara-seu-primeiro-chip-usando-o-processo-de-3nm-da-tsmc-no-proximo-ano
Imagem: Notebookcheck

Obviamente, a tecnologia de processo de 3 nm oferece muitas melhorias em relação às anteriores, incluindo desempenho, potência e rendimento aprimorados, bem como suporte completo de plataforma para computação de alto desempenho e aplicações móveis. Esperamos que haja excelentes melhorias para os futuros smartphones. No entanto, esperamos que não seja empurrado um valor ainda maior na compra desses aparelhos.

Chips de 3nm

De acordo com a MediaTek, em comparação com o processo N5 da TSMC, a tecnologia 3nm oferece até 18% de melhoria de velocidade com a mesma potência, ou 32% de redução na mesma velocidade, e cerca de 60% de aumento na densidade lógica.

Também é importante mencionar que o primeiro chipset carro-chefe da MediaTek usando o processo de 3nm da TSMC não chegará aos telefones e tablets até o segundo semestre de 2024. Isso ainda é muito antes da concorrência, a menos que a Qualcomm anuncie algo antes.

Talvez a Qualcomm não consiga esse feito antes da MediaTek. Mas, a empresa também precisa correr, já que estará um passo atrás da sua concorrente. Se a MediaTek demorar para lançar esses chips, pode ser passada para trás pela rival.

Via: PhoneArena

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile