Melhorias do KDE Plasma 6 corrigem falhas importantes

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

O trabalho em torno do desktop KDE Plasma 6 continua a todo vapor. Desta vez, as melhorias do KDE Plasma 6 corrigem falhas importantes. No resumo de desenvolvimento semanal “This Week In KDE”, o desenvolvedor Nate Graham destacou o assistente de relatório de falhas do DrKonqi. Graças em parte a esse relatório automático de falhas opcional, foram reunidos detalhes para corrigir pelo menos três falhas importantes no Plasma 6 esta semana. Portanto, as melhorias do KDE Plasma 6 corrigem falhas importantes.

Além de mais correções de falhas do KDE, outros trabalhos que chegaram ao KDE esta semana incluem:

  • Alguns itens de menu e botões da barra de ferramentas no menu de contexto da área de trabalho e na barra de ferramentas global do Modo de Edição são mais concisos.
  • As ações de energia e sessão foram corrigidas (novamente) para pessoas que não usam inicialização habilitada para systemd.
  • A sincronização das configurações com o SDDM agora também sincronizará o fator de dimensionamento e a disposição da tela corretamente em sistemas onde o KWin está sendo executado como o servidor Wayland.
  • O Discover é muito mais rápido em mostrar avaliações de aplicativos.
  • O Discover é muito mais rápido na apresentação de informações sobre grandes atualizações off-line.
  • Baloo não tenta mais indexar conteúdo em sistemas de arquivos montados temporariamente, como compartilhamentos de rede.
  • Quanto às correções de falhas esta semana, há uma correção de falha do Discover ao atualizar o conteúdo do KNewStuff, uma falha no Discover no lançamento em determinadas situações, uma falha do Plasma ao alterar a posição do painel em certas configurações e também uma falha no indexador de arquivos Baloo ao criar ou renomear arquivos ou pastas.

Melhorias do KDE Plasma 6 corrigem falhas importantes

“Esta semana eu gostaria de destacar um desenvolvimento muito legal: a facilidade de relatório automático de falhas na versão Plasma 6 do nosso venerável assistente de relatório de falhas DrKonqi. Os relatórios automáticos são opt-in, mas até agora muitas pessoas estão optando por participar, e estamos usando esses dados para obter uma imagem muito melhor dos travamentos que nossos usuários estão realmente experimentando do que jamais poderíamos usar o Bugzilla! Usando este sistema, pelo menos três falhas tão importantes foram corrigidas esta semana, duas por Fushan Wen e uma por Vlad Zahorodnii – e possivelmente até mais do que eu perdi”, disse Nate.

Melhorias na interface do usuário

O widget Energia e bateria agora mostra um ícone apropriado quando você bloqueia manualmente a suspensão e o bloqueio de tela (Plasma 6.1. Link 1 e link 2):

Alguns dos itens de menu e botões da barra de ferramentas no menu de contexto da área de trabalho e na barra de ferramentas global do Modo de Edição agora são mais concisos (Plasma 6.1. Ligação):

Melhorias do KDE Plasma 6 corrigem falhas importantes

As animações de abertura e fechamento para itens de lista expansíveis nos widgets da bandeja do sistema do Plasma agora respeitam a velocidade global da animação, e também são um pouco mais rápidas e responsivas em geral (Plasma 6.1. Link)

Os diálogos “Get new [thing]” em todo o software KDE são agora classificados pelo maior número de downloads primeiro (Frameworks 6.1. Link)

Correções

Corrigida uma falha comum no Discover relacionada à atualização do conteúdo do KNewStuff (Plasma 6.0.3. Link)

O bug em que clicar em certos widgets do painel transferiria inadequadamente o foco para o painel agora está realmente corrigido. Acontece que ele foi de fato corrigido antes também para pessoas que vivem no git master, mas eu esqueci de retroportar metade dele para o ramo estável, então não surtiu efeito. Desculpe por isso. Mas mesmo se eu tivesse, teria quebrado outras coisas, pois acabou não sendo a solução certa. Essa semana temos uma correção muito melhor que corrige tudo e não quebra nada! (Plasma 6.0.3. Link 1 e link 2)

As ações de energia e sessão mais uma vez funcionam para pessoas que não usam o processo de inicialização habilitado para systemd (David Edmundson, Plasma 6.0.3. Link)

Corrigidos vários problemas relacionados que faziam com que os painéis mudassem para uma tela diferente ao ativar ou fazer login ao usar uma configuração de várias telas com uma GPU AMD (Plasma 6.0.3. Link 1link 2 e link 3)

É mais uma vez possível desativar o Modo de Apresentação da mesma forma que você o habilitou, no widget Configuração de Exibição (Plasma 6.0.3. Link)

Sincronizar suas configurações com o SDDM agora também sincroniza o fator de escala e a disposição da tela corretamente em sistemas onde o SDDM está sendo executado no KWin como um servidor Wayland em vez do Xorg como um servidor X (Plasma 6.0.3. Link)

Corrigidas várias pequenas falhas com miniaturas da janela do Gerenciador de Tarefas relacionadas a elas às vezes sendo cortadas, deslocadas ou nunca aparecendo (Plasma 6.0.3. Link)

Corrigido um problema que poderia fazer com que o Discover falhasse na inicialização em determinadas circunstâncias (Plasma 6.0.4. Link)

Na sessão do Plasma X11, a página Grade da área de trabalho no efeito Visão geral agora pode ser fechada usando o mesmo atalho de teclado (por padrão) que foi usado para abri-lo (Plasma 6.0.4. LinkMeta+G)

Corrigido um caso em que o Plasma poderia falhar após alterar a posição do painel em determinadas configurações (Plasma 6.1. Link)

Corrigido um caso em que o indexador de arquivos Baloo poderia falhar depois que você criasse ou renomeasse arquivos ou pastas (Frameworks 6.1. Link)

Outras informações de bug de nota:

Desempenho e Técnico

O Discover agora é muito mais rápido em mostrar avaliações de aplicativos, especialmente ao fazê-lo imediatamente após o lançamento do aplicativo (Plasma 6.0.3. Link)

O Discover agora também é mais rápido na exibição de informações sobre grandes atualizações offline (Plasma 6.0.4. Link)

O indexador de arquivos Baloo não tenta mais indexar conteúdo em sistemas de arquivos montados temporariamente, como compartilhamentos de rede e montagens de sobreposições (Frameworks 6.1. Link)

A lista de arquivos acessados recentemente que são salvos em disco por caixas de diálogo abertas/salvas e outros consumidores de agora são gravados no arquivo de configuração para dados de estado volátil, não dados de configuração direcionados pelo usuário.

Mais detalhes sobre as mudanças do KDE esta semana através do blog de Nate Graham.