Menos de 10% dos usuários do Firefox no Linux estão executando Wayland

Mozilla fala sobre a web do futuro
Imagem: Mozilla Brasil

O recurso de telemetria da Mozilla recebeu algumas críticas no passado por conta da privacidade dos usuários. No entanto, graças a esses recursos, há algumas informações interessantes sobre quantos usuários de desktop Linux ainda confiam em um servidor X.Org (X11) sem Wayland. Foi por meio da telemetria que o site Phoronix divulgou uma pesquisa em que mostra que menos de 10% dos usuários do Firefox no Linux estão executando Wayland.

A pesquisa dá uma ideia mais ou menos precisa sobre a participação de mercado da Wayland no desktop Linux. Para chegar aos números, usaram os recursos de telemetria da Mozilla. Embora o telemetry.mozilla.org não exiba o detalhamento do servidor de exibição, eles rastreiam o servidor de exibição em uso como parte do conjunto de dados.

Depois de entrarem em contato direto com a equipe da Mozilla Telemetry, houve a geração de um gráfico mostrando o detalhamento do uso de X11 vs. Wayland para usuários do Firefox, conforme medido por esses dados coletados publicamente. Eles estão permitindo que esses dados sejam compartilhados publicamente.

Menos de 10% dos usuários do Firefox no Linux estão executando Wayland. Os detalhes mais importantes da pesquisa estão logo abaixo:

  • O eixo Y começa em 90% para mostrar melhor as diferentes camadas.
  • Com base em uma amostra representativa de 1% de todos os dados de telemetria de desktop do Firefox Linux;
  • Algumas distribuições criam o Firefox com a telemetria desabilitada, o que pode distorcer significativamente os resultados;
  • A tendência de adoção de longo prazo é perdida na estranheza usual em torno dos feriados (e gfx.linux_window_protocol não foi rastreado por tempo suficiente);
  • Todos, exceto o X11, são Wayland.

Veja o gráfico a seguir:

Menos de 10% dos usuários do Firefox no Linux estão executando Wayland
Menos de 10% dos usuários do Firefox no Linux estão executando Wayland

O X11 está mostrando estar em uso acima de 90% durante o período desses dados de vários meses. No entanto, em média, parece estar em cerca de 93% atualmente para Wayland em aproximadamente 7%. Será interessante ver como esses dados evoluem ao longo do tempo, uma vez que o Ubuntu 22.04 LTS foi lançado como seu primeiro lançamento de suporte de longo prazo com a sessão Wayland por padrão. Além disso, outras distribuições Linux estão se mexendo a caminho do Wayland. Lembrando, é claro, que esses dados são provenientes apenas dos dados do Firefox Telemetry.

A telemetria é um recurso que permite a coleta de dados. Isso está sendo usado para coletar métricas de desempenho e outras informações sobre o desempenho do Firefox.

Do lado do cliente, isso consiste em:

  • coleta de dados, por exemplo, em histogramas e escalares;
  • montando pings de telemetria com as informações gerais e a carga útil de dados;
  • enviando-os para o servidor e retenção de ping local.

Via Phoronix