Mesa 22.2 Graphics Stack traz melhorias para Halo Infinite, Minecraft e outros jogos

Mesa 24.1-rc1 vem com muitos OpenGL e melhorias no driver Vulkan
Mesa 22.1-rc5 lançado com dezenas de correções para drivers Zink, RADV e Intel Vulkan

A pilha gráfica de código aberto Mesa 22.2 foi lançada oficialmente. Então, esta é mais uma grande atualização para esta iniciativa de drivers gráficos de código aberto para distribuições GNU/Linux e outros sistemas. De acordo com o anúncio, Mesa 22.2 Graphics Stack traz melhorias para Halo Infinite, Minecraft e outros jogos.

Os principais destaques da série de pilha de gráficos Mesa 22.2 incluem a extensão ARB_robust_buffer_access_behavior para o driver D3D12 Gallium, suporte GL_EXT_memory_object_win32 e GL_EXT_semaphore_win32 para os drivers D3D12 e Zink, variablePointers e vertexAttributeInstanceRateZeroDivisor suporte para o software lavapipe Vulkan rasterizer e suporte Valhall para o driver Collabora’s Panfrost GPUs.

Além disso, há muitas extensões novas para Vulkan, incluindo:

Mesa 22.2 Graphics Stack traz melhorias para Halo Infinite, Minecraft e outros jogos
Mesa 22.2 Graphics Stack traz melhorias para Halo Infinite, Minecraft e outros jogos.
  • VK_EXT_robustness2, VK_EXT_shader_subgroup_vote/ballot,
  • e VK_EXT_multisampled_render_to_single_sampled for lavapipe;
  • VK_EXT_image_2d_view_of_3d, VK_EXT_shader_module_identifier;
  • VK_EXT_attachment_feedback_loop_layout,
  • e VK_EXT_primitives_generated_query for RADV, VK_EXT_non_seamless_cube_map for ANV, lavapipe, and RADV
  • VK_EXT_border_color_swizzle for ANV, lavapipe, RADV e nabo.

Além disso, a versão Mesa 22.2 implementa as extensões EGL_KHR_context_flush_control e GLX_ARB_context_flush_control para todos os drivers incluídos na pilha de gráficos, juntamente com a extensão WGL_ARB_create_context_robustness.

Mesa 22.2 Graphics Stack traz melhorias para Halo Infinite, Minecraft e outros jogos

Como esperado, o Mesa 22.2 traz mais melhorias para seus videogames favoritos. Esta versão corrige muitos bugs para melhorar jogos como Final Fantasy X, Total War: Warhammer, Halo Infinite, Apex Legends, Team Fortress 2, Batman: Arkham Knight, Wolfenstein: Youngblood, Splitgate, Trine 4, Homerun Clash, Alan Wake, Portal 2, Amnesia: The Dark Descent, GTA IV, Minecraft, Star Citizen, Senran Kagura Shinovi Versus, Thief, GRID Autosport, Baldur’s Gate: Dark Alliance, RAGE 2 e PUBG.

Ele também melhora o suporte para o ambiente de desktop GNOME na distribuição Fedora Linux 36, corrige uma corrupção gráfica em jogos baseados em Valve Source para RadeonSI, melhora o suporte para o navegador Mozilla Firefox e software gráfico Blender 3D e melhora o suporte para Radeon RX 5500 GPUs XT e Radeon RX 5700 XT.

Você pode baixar a versão Mesa 22.2.0 agora mesmo aqui. Porém, lembre-se de que ela é considerada uma versão de desenvolvimento. Então você terá que esperar pela versão pontual do Mesa 22.2.1 se estiver preocupado com a estabilidade e confiabilidade da sua distribuição GNU/Linux.

Mesa 22.3 mescla a melhoria de throughput do Big Draw para o driver Vulkan da Intel

Há duas semanas, saíram pequenos patches que levaram ao aumento da taxa de transferência do driver Vulkan da Intel em ~ 60% +. Bem, desde ontem a versão refinada desse trabalho chegou ao Mesa 22.3.

Depois que o desenvolvedor líder do Zink, Mike Blumenkrantz, aumentou a taxa de transferência do driver RADV, ele voltou sua atenção para o driver Vulkan Intel “ANV” de código aberto. O desenvolvedor do Mesa financiado pela Valve fez uma grande redução na sobrecarga de desenho com apenas algumas linhas de código.

Simplesmente alterando cerca de três linhas de código para sempre alinhar mais operações de descarga de tubos, ele conseguiu obter uma melhoria de 33% na taxa de transferência de extração.

A outra mudança é eliminar descargas de tubulação redundantes para gravação de comando de extração. Esse código precisava de algum cuidado pelo desenvolvedor de drivers da Intel, Lionel Landwerlin, mas depois de ser trabalhado e revisado nas últimas duas semanas, ele pôde ser mesclado hoje.

Veja esta solicitação de mesclagem do código que atingiu o Mesa 22.3-devel ontem para reduzir a sobrecarga da CPU para a gravação do comando de desenho Intel Vulkan.