Mesa 23.3 lançado com driver NVK Vulkan e atualização AMD RDNA3 e Raspberry Pi 5

Mesa 24.1-rc1 vem com muitos OpenGL e melhorias no driver Vulkan

Mesa 23.3 lançado com driver NVK Vulkan e atualização AMD RDNA3 e Raspberry Pi 5. Eric Engestrom com Igalia acaba de lançar o Mesa 23.3 como a tão esperada atualização trimestral para este conjunto de drivers 3D de código aberto focado, principalmente, no suporte a API OpenGL e Vulkan.

Mesa 23.3 é um lançamento interessante porque apresenta o NVK, o driver NVIDIA Vulkan que pode ser usado com o driver de kernel Nouveau DRM. Para o Mesa 23.3, o suporte ainda está em seus estágios iniciais, enquanto o desenvolvimento do Mesa 24.0 continua vendo commits quase diários no NVK. Este driver NVK teve um bom começo para suporte à API Vulkan no espaço gráfico NVIDIA de código aberto.

Você precisa estar no Linux 6.6 para obter suporte adequado ao Nouveau uAPI e, em seguida, com o Linux 6.7 para a série RTX 20 e mais recente é o suporte NVIDIA GSP para melhorar um pouco o desempenho, mas este driver ainda está muito longe dos recursos e desempenho do driver proprietário NVIDIA Vulkan Linux.

Mesa 23.3 lançado com driver NVK Vulkan e atualização AMD RDNA3 e Raspberry Pi 5

Mesa 23.3 lançado com driver NVK Vulkan e atualização AMD RDNA3 e Raspberry Pi 5

O Mesa 23.3 também adiciona suporte inicial de “atualização RDNA3” GFX11.5 aos drivers RadeonSI e RADV, suporte inicial para Raspberry Pi 5, embora o suporte ao driver OpenGL e Vulkan dependa dos bits do driver do kernel DRM que não chegam até o Linux 6.8 e, em seguida, o outra usual agitação de código. Digno de nota são as otimizações de desempenho sem fim e o novo trabalho de extensão para os drivers gráficos Intel e AMD Radeon de código aberto.

As fontes do Mesa 23.3 podem ser baixadas do GitLab. Sem atualizações para a série Mesa 23.2 em mais de dois meses, é ótimo ver o Mesa 23.3 ser lançado e assumir o controle à medida que a nova série avança. Mesa 23.3 é um ótimo lançamento para drivers de GPU de código aberto antes do feriado.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile