Se você tem um dispositivo simples e quer experimentar os mais diversos recursos, a linguagem MicroPython esta aí para atendê-los. Ela é uma implementação orientada a dispositivos de recursos muito simples da linguagem de programação Python. E com isso não queremos dizer aquele Pentium IV que você tem guardado na garagem, mas sim aparelhos mais modernos, por exemplo, do Arduino, do ESP8266, do ESP32 ou do BBC Micro:bit, amplamente utilizado para projetos de IoT, ou para se iniciar na programação de robótica. Então, a MicroPython é a linguagem de programação para usar no Arduino e testar no navegador.
Python menos algumas coisas, mais algumas outras
O MicroPython implementa toda a sintaxe do Python 3.4 (incluindo exceções e elementos como ‘with’ e ‘yield from’) juntamente com elementos do Python 3.5 como ‘async’ e ‘await’, mas oferece apenas uma oferta limitada de tipos de dados e módulos incluídos no padrão versão do Python 3.
Faz sentido: existem muitos recursos do Python que nunca serão úteis em microcontroladores. Para compensar, o MicroPython implementa módulos específicos para os recursos desses dispositivos e os periféricos que costumam ser usados com eles (uma ampla gama de sensores, por exemplo).
O MicroPython também pode executar scripts de código fonte (arquivos .py) ou de bytecode pré-compilado (arquivos .mpy). Se você estiver curioso, você pode tentar codificar e executar o código MicroPython deste IDE online com um simulador de microcontrolador integrado.
Arduino ? MicroPython?
Representação de uma placa Arduino UNO.
Mas o suporte para MicroPython no Arduino (o tipo de microcontrolador mais popular do mercado) tem sido, nos últimos anos, inexistente: ele só pôde ser usado (e com sucesso parcial) graças a projetos não oficiais. Enquanto isso, os criadores do Arduino forneceram apenas um IDE com suporte para um subconjunto da biblioteca padrão C/C++ .
Certamente, era inexplicável que uma das melhores linguagens de programação para microcontroladores (flexível, rápido e versátil) e um dos melhores microcontroladores (dotado de um IDE amigável e um ecossistema de hardware grande e barato ) não pudessem funcionar juntos de forma otimizada.
MicroPython é a linguagem de programação para usar no Arduino e testar no navegador
Felizmente, os desenvolvedores de ambos perceberam o erro. Conforme relatado pelo Arduino,
Recentemente, temos experimentado a linguagem Python [considerando que ela] se tornou a linguagem número um para muitos usuários.
Conseguimos testar o MicroPython em uma turma de alunos e aprendemos muito com essa experiência – descobrimos que é difícil encontrar um IDE MicroPython simples e multiplataforma que seja tão fácil de usar quanto o IDE original do Arduino.
Então eles decidiram unir forças com Damien George (criador do MicroPython) para portar a máquina virtual para o Arduino, e neste fim de semana anunciaram a solução para esse problema…
Introdução ao Arduino: qual placa e kits iniciais comprar
EM XATAKA
Introdução ao Arduino: qual placa e kits iniciais comprar
…o lançamento do Arduino Lab para MicroPython (um IDE separado, em vez de uma extensão do IDE tradicional) que agora está disponível para instalação em Linux, Mac e Windows , para nos permitir programar em nosso desktop, carregar aplicativos do mesmo no Arduino e experimentá-los lá:
“Arduino Lab for MicroPython é um editor leve para aplicativos MicroPython, suportando interface para uma placa, upload de código, transferência de arquivos e shell REPL interativo.”
A partir do Arduino , eles ainda descrevem a nova ferramenta como ‘experimental’, “mas queríamos que as pessoas brincassem com ela, então criamos um novo site no site do Arduino Labs”.