Microsoft acaba com Wordpad e vai remover programa nas próximas versões do Windows

microsoft-pode-oferecer-uma-das-primeiras-lojas-de-aplicativos-de-terceiros-em-iphones

Depois de 30 anos, a Microsoft acaba com Wordpad e vai remover programa nas próximas versões do Windows. O programa surgiu ainda no icônico Windows 95. O Wordpad vem com recursos básicos de edição de texto e tem suporte para arquivos RTF, DOC, ODT e outros formatos populares. Portanto, de acordo com informações oficiais, ele não está mais em desenvolvimento e não receberá novos recursos ou atualizações. A remoção deve ocorrer nas próximas versões do Windows, mas ainda não definiu qual. Por enquanto, ainda está disponível gratuitamente na web, para documentos rich text e o Bloco de Notas para documentos de texto simples como TXT.

Vale notar que o app do Bloco de Notas recebeu alguns recursos notáveis para edição de texto básica, com uma interface com guias e salvamento automático de sessão.

Microsoft acaba com Wordpad e vai remover programa nas próximas versões do Windows

O WordPad não será, porém, o único componente que a Microsoft está removendo do seu sistema. A empresa desativou recentemente a Cortana, seu negligenciado assistente de voz, e anunciou o fim da Microsoft Support Diagnostic Tool (MSDT). Além disso, a Microsoft desativará em breve os antigos protocolos Transport Layer Security para tornar o Windows 11 mais seguro.

O WordPad permanecerá acessível por algum tempo antes que a Microsoft o remova do Windows. Naturalmente, não vai demorar para que entusiastas encontrem uma maneira de restaurar o WordPad para aqueles que não estão prontos para abandonar o veterano e simples editor de textos.