A Microsoft parece ter entrado para valer no mundo open source e agora anuncia o Dev Box com foco em desenvolvimento e baseado em nuvem. Detalhado pela primeira vez no ano passado, o Microsoft Dev Box agora está finalmente disponível. Esta é a “estação de trabalho baseada em nuvem, pronta para codificar e otimizada para produtividade e casos de uso de desenvolvedores” da Microsoft e vem de anos de construção de desenvolvimento em Visual Studio Codespaces.
Esses ambientes de desenvolvimento pré-configurados, baseados em contêiner e Linux serviram a seus propósitos em 2019, mas as demandas dos desenvolvedores forçaram a Microsoft a levar as coisas adiante. O resultado é o Microsoft Dev Box, combinando recursos otimizados para desenvolvedores com o gerenciamento corporativo do Windows 365 e do Microsoft Intune.
Microsoft anuncia Dev Box com foco em desenvolvimento e baseado em nuvem
O caminho para a disponibilidade geral foi longo, pois a Microsoft queria reservar um tempo para garantir que o Microsoft Dev Box estivesse totalmente pronto para empresas. A empresa diz que trabalhou em estreita colaboração com várias equipes internas para chegar a esse estágio, incluindo a equipe do Visual Studio para adicionar integrações internas que otimizam a experiência do Visual Studio no Dev Box.
A Microsoft diz que a plataforma foi projetada com vários cenários de uso em mente, e os preços foram adaptados ao feedback:
Desde nosso trabalho inicial com os clientes, aprendemos muito sobre seus padrões de uso e os casos de uso que ele pode suportar. O Dev Box funciona muito bem como um substituto de desktop em tempo integral ou para uso especializado em meio período. Você pode ativar um Dev Box de alta potência para uma tarefa particularmente pesada de computação ou uma segunda máquina para isolar um experimento ou prova de conceito.
Inicialmente, planejamos cobrar pelo Dev Box com base em um modelo de consumo puro – os clientes só pagariam pelo Dev Box quando ele estivesse em execução, e nada mais. Infelizmente, embora isso tenha funcionado muito bem para o uso do Dev Box em meio período, esse modelo deixou muita variabilidade para os administradores que desejavam pagar um custo mensal padronizado para uso em tempo integral.
Para acomodar diferentes casos de uso, introduzimos um preço mensal previsível para o uso do Dev Box em tempo integral, mantendo preços pré-pagos baseados no consumo que cobram até um limite de preço mensal. Esse modelo atinge um equilíbrio entre os extremos de consumo total ou preço apenas de assinatura, garantindo que os desenvolvedores possam otimizar seus gastos para casos de uso em período integral e meio período.
Há anos de desenvolvimento realmente mostrados no Microsoft Dev Box, mas há mais por vir. Olhando para o futuro, a Microsoft diz:
Também estamos introduzindo ativamente a personalização de configuração como código no Dev Box, o que fornecerá aos líderes de desenvolvimento um controle ainda mais granular para configurar as caixas de desenvolvimento em torno de tarefas específicas e permitir que conectem o provisionamento do Dev Box ao seu fluxo Git existente.
Você pode descobrir mais e começar a usar o Microsoft Dev Box aqui.