A Microsoft confirmou durante sua conferência Ignite 2019 que o próximo navegador Microsoft Edge baseado em Chromium também estará disponível na plataforma Linux. Inicialmente projetada apenas como um substituto para o navegador Microsoft Edge existente que acompanha o sistema operacional Windows 10 mais recente, o novo build baseado no Chromium visa ser multiplataforma. Assim, permitirá que os usuários o usem em seus PCs, Macs, Windows e até mesmo Linux, bem como em dispositivos móveis. Portanto, a Microsoft anuncia oficialmente o navegador Edge para Linux.
Durante a conferência Microsoft Ignite 2019, um encontro anual de líderes e profissionais de tecnologia, a gigante revelou todas as plataformas nas quais o próximo navegador Edge será compatível, como Android, iOS e macOS. Então, para surpresa de todos, uma versão Linux também estará disponível no futuro próximo.
Microsoft anuncia navegador Edge para Linux
A notícia de que uma versão Linux do navegador Edge baseado no Chromium está a caminho não é de surpreender, uma vez que os desenvolvedores da Microsoft já levantaram a possibilidade várias vezes antes.
Eles já haviam declarado que o Edge for Linux é “algo que gostaríamos de fazer” e algo que aconteceria “eventualmente”. Eles até lançaram uma pesquisa para obter feedback sobre a idéia dos usuários existentes do Linux.
Mas agora o Edge for Linux é oficial.
Here are all the platforms the new Microsoft Edge is compatible with. Linux coming later. pic.twitter.com/k5k0slsfAK
— Zac Bowden (@zacbowden) November 4, 2019
Ao anunciar as notícias durante a sessão “ State of the Browser ” (em torno da marca de 8min 24) na conferência Ignite 2019 em Orlando, EUA, a Microsoft diz que o Edge para Linux será lançado no próximo ano.
Precisamente quando? Bem, isso ainda não é conhecido. O Edge para macOS e Windows 10, os quais permanecem estáveis chegará em 15 de janeiro de 2020. A própria Microsoft simplesmente diz que o Edge for Linux está “chegando mais tarde”.
Possibilidade era grande
Quando a Microsoft anunciou que estava reconstruindo seu navegador Edge sobre o Chromium, a probabilidade de uma porta Linux nativa aumentou substancialmente devido à natureza de plataforma cruzada da base de código.
Afinal, uma variedade de navegadores baseados em Chromium já suporta Linux, incluindo Google Chrome, Vivaldi, Opera, Yandex (Rússia) e SRWare Iron.
No entanto, a Microsoft não está apenas pegando o Chromium e construindo; também está se envolvendo. O Microsoft Edge é um membro ativo e colaborador do projeto de código-fonte aberto Chromium (o trabalho realizado pelo Edge pode, por sua vez, beneficiar outros navegadores, incluindo os que você deseja usar).
Agora, é preciso ficar de olho nos canais Edge Canary e Dev para qualquer sinal de construção do Linux e, naturalmente, informaremos o momento em que estiver disponível para teste.
Contudo, a grande questão é: você vai usá-lo no Linux?