Microsoft compra desenvolvedora de jogos Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Microsoft compra Activision Blizzard
Microsoft compra desenvolvedora de jogos Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

A Microsoft acaba de finalizar a maior compra já feita pela empresa em todos os tempos: foram pagos cerca de US$ 68,7 bilhões de dólares pela desenvolvedora de jogos Activision Blizzard. Para se ter uma ideia do tamanho da operação, outra aquisição de grande porte foi em relação ao Linkedin, pelo qual a empresa pagou mais de 21 bilhões de dólares.

A Activision Blizzard produz jogos que agora são da Microsoft como Call of Duty, Candy Crush, Warcraft, Diablo, Overwatch e Hearthstone.  Ela também herdará quase 10.000 funcionários da Activision Blizzard como parte do acordo. Assim, a Microsoft acelera o crescimento em um dos setores mais competitivos que é o de jogos, sejam eles mobile, PC, console, e nuvem. De acordo com a empresa, isso “vai promover a entrada no metaverso.” A transação também envolve a aquisição de uma importante fatia de eSports via Major League Gaming.

A aquisição mostra uma tendência de concentração do mercado, o que pode não ser exatamente positivo para os usuários. A Microsoft já controla uma quantidade absurda de equipes de editores e desenvolvedores.

Microsoft compra desenvolvedora de jogos Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Microsoft compra desenvolvedora de jogos Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões
Microsoft compra desenvolvedora de jogos Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Os maiores acordos de compras feitos pela empresa envolvem também a Nuance Communications que foi adquirida por quase 20 bilhões de dólares ainda no ano passado. Em segundo lugar está o Linkedin e no topo fica esta da Activision.

O novo CEO da Microsoft Gaming será Phil Spencer. De acordo com funcionários da Microsoft, isso só deve ser efetivado quando a transação for totalmente concluída. Por outro lado, todos os negócios da Activision Blizzard se reportarão a ele. A expectativa, segundo os executivos da Microsoft, é que a empresa se torne a terceira maior desse mercado de jogos do mundo em receita. Assim, ficará atrás da Tencent e da Sony quando todo o negócio for finalizado.

A ideia é que todos os principais títulos cheguem imediatamente ao Game Pass da empresa, segundo esses mesmos executivos revelaram à imprensa internacional. Todo o portifólio da Activision Blizzard será colocado no Game Pass de forma gradativa.

Para se ter uma ideia do tamanho da aquisição, vamos medir o números de usuários. Segundo a Microsoft, o Game Pass tem cerca de 25 milhões de usuários ativos. A Activision Blizzard tem muito mais, ou seja, quase 400 milhões de jogadores ativos mensais, disseram os funcionários da Microsoft. Isso deve gerar um lucro fabuloso para a empresa. Além de tudo que já foi citado, a Microsoft adquire também 30 estúdios próprios de criação de jogos.

Confira aqui o anúncio completo.

Via ZDNet