A Microsoft lembrou aos clientes do Windows que eles finalmente poderão se livrar definitivamente do navegador Internet Explorer 11 de algumas versões do Windows 10 em junho. Esses usuários devem fazer a substituição pelo novo Microsoft Edge baseado no Chromium que também possui uma versão para Linux.
Após a desativação do Internet Explorer, a Microsoft ainda oferecerá suporte a sites e aplicativos herdados baseados no Internet Explorer no Microsoft Edge por meio do recurso integrado do modo Internet Explorer (modo IE).
“Como anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge”, disse a Microsoft em um anúncio publicado na quarta-feira.
“O aplicativo de desktop Internet Explorer 11 (IE11) será desativado em 15 de junho de 2022 para determinadas versões do Windows 10.”
Microsoft confirma o fim do navegador Internet Explorer para junho
Após ser retirado em 15 de junho de 2022, o aplicativo de desktop Internet Explorer será desabilitado e sem suporte, redirecionando automaticamente os usuários para o Microsoft Edge quando iniciado.
A desativação do IE11 afeta os aplicativos de área de trabalho do Internet Explorer 11 entregues por meio do Canal Semestral (SAC) para sistemas que executam SKUs de cliente do Windows 10 (versão 20H2 e posterior) e Windows 10 IoT (versão 20H2 e posterior).
Para habilitar o modo IE no Microsoft Edge, você deve acessar edge://settings/defaultbrowser e depois ativar ‘Permitir que sites sejam recarregados no Internet Explorer ‘. Então, é preciso reiniciar o navegador da web.
Você pode saber mais sobre o modo IE e como implantar e fazer a transição para o novo Microsoft Edge lendo este guia de introdução.
Anúncio do fim ocorreu em 2020
A Microsoft anunciou pela primeira vez planos para abandonar o suporte para navegadores da Web Internet Explorer 11 no Windows 10 e Microsoft 365 em agosto de 2020.
Após o anúncio inicial, a Microsoft descontinuou o suporte ao IE no Teams em 30 de novembro de 2020.
A Microsoft também encerrou o suporte ao Internet Explorer nos aplicativos e serviços do Microsoft 365 em 17 de agosto de 2021. Desde então, aqueles que ainda tentam se conectar ao Microsoft 365 podem enfrentar falhas de conexão e experiência do usuário degradada.
Ainda em relação a este assunto, o WordPress, atualmente a plataforma de blogs mais popular, também anunciou em março de 2021 planos para encerrar o suporte ao Internet Explorer 11, já que o uso do navegador caiu abaixo de 1%.
Via BleepingComputer