Microsoft confirma uso do Sudo de código aberto para Windows

Microsoft confirma uso do Sudo de código aberto para Windows

Depois de muitas especulações e vazamentos, veio a confirmação. A Microsoft confirma uso do Sudo de código aberto para Windows.

Houve relatos recentes de que a Microsoft está trazendo o sudo para o Windows, conforme descoberto nas visualizações recentes do Windows 11 Insider. Isso foi brevemente confirmado hoje pela Microsoft em uma postagem de blog já removida, além de observar que é de código aberto.

Tal como acontece com o comportamento no Linux e outras plataformas, o Sudo para Windows é usado para executar comandos elevados diretamente de uma sessão de console não elevada. Com as compilações mais recentes do Windows 11 Insider Preview, o “Sudo para Windows” pode ser habilitado por meio da configuração do Windows com a opção “Ativar Sudo”. Ou a partir de uma sessão de console elevada, ele pode ser inicialmente habilitado via “sudo config –enable”.

Uma vez ativado, o sudo no Windows se comporta de maneira semelhante ao Linux e outras plataformas.

Microsoft confirma uso do Sudo de código aberto para Windows

O anúncio do Sudo para Windows apareceu em meu feed RSS do blog Microsoft Command Line, mas desde então está em 404. Portanto, parece que o anúncio pode demorar, visto que não está mais carregando. Eles dizem que irão melhorar ainda mais o Sudo para Windows nos próximos meses.

A postagem observou que o Sudo para Windows será de código aberto via microsoft/sudo no GitHub, mas, novamente, no momento da escrita, ele não está aparecendo no momento.

É muito estranho ver a Microsoft adotar o sudo no Windows, mas não é muito surpreendente depois do SSH para Windows, suporte nativo para GZ e outros recursos semelhantes ao Linux sendo suportados pelo Windows 11 ao longo do tempo – sem mencionar o WSL.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile