A Microsoft disponibilizou ainda na semana passada um pacote que corrige o problema de desempenho da CPU da AMD. Por enquanto, isso só é válido para os testadores do Insider nos canais Beta e Release Preview uma nova versão de teste do Windows 11, 22000.282. Essa compilação inclui uma série de correções, entre elas, uma para problemas de CPU da AMD e outra para um problema que resulta em algumas pessoas vendo a barra de tarefas antiga do Windows 10 em vez da nova do Windows 11.
A AMD e a Microsoft reconheceram que alguns usuários estavam percebendo queda de desempenho ao executar o Windows 11 em PCs com determinados processadores AMD. O problema afetou mais os jogos, mas também outras atividades de computação intensiva. O problema era atribuível tanto a um problema de cache L3 quanto a um problema de núcleo “preferido” que estava atrapalhando a maneira como o agendamento de thread funcionava no núcleo mais rápido de um processador.
Microsoft corrige o problema de desempenho da CPU da AMD
O Build 22000.282 corrige um problema de cache L3 que pode afetar o desempenho de dispositivos com processadores AMD Ryzen rodando a versão RTM do Windows 11, afirmam as notas de lançamento da Microsoft. A nova construção não abordou a parte central preferida do problema, no entanto.
As notas de versão da Microsoft também dizem que esta compilação corrige um problema que resulta em algumas pessoas não vendo o novo design de barra de tarefas centralizada na versão RTM do Windows 11.
Existem várias outras correções listadas nas notas de versão para esta nova compilação. A Microsoft e a AMD disseram que a correção para o problema do processador da AMD deve ser disponibilizada para usuários convencionais que executam o Windows 11 antes do final de outubro. A lista de correções é grande, como você poderá verificar no link do primeiro parágrafo deste texto.
Sobre o problema
O problema ocorreu após uma dasatualizações afetar diretamente o AMD Ryzen. Esta tem sido uma das principais reclamações de usuários sobre o sistema operacional da empresa, seja no atual Windows 11, seja em versões anteriores. De acordo com alguns sites especializados, a empresa soltou a primeira ‘Patch Tuesday’ desde o lançamento oficial do Windows 11. Assim, esta foi a primeira atualização para o sistema, a KB5006674, com a compilação 22000.258 do novo sistema operacional. O problema é que essa atualização teve um efeito colateral adverso e afetou os processadores AMD Ryzen.