Microsoft: demanda por nuvem está em queda e vai focar no mercado de IA

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A Microsoft disse ter observado uma queda no mercado de nuvem, parece que quem comprou não vai mais comprar ou vai manter o que já tem. A dona do Windows tem acompanhado isso por trimestre e em todos os acompanhamentos há uma queda. A Microsoft disse que os sinais indicam que a queda deve seguir estável nos próximos anos e isso deve mudar o foco da empresa.

Queda pela procuram de serviços em nuvem

A Microsoft revelo um crescimento de 29% na receita total de seus serviços em nuvem, ou seja, cerca de US$ 21,5 bilhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2023. O que mostrou um desaceleração quando comparado com o primeiro trimestre. A empresa também conta que a adoção ao Microsoft Azure cresceu cerca de 38%, mas caíram cerca de 4% em relação ao trimestre sequencial anterior.

Como observei anteriormente, saímos do segundo trimestre com o crescimento do Azure em meados dos anos 30 em moeda constante. E a partir disso, esperamos que o crescimento do terceiro trimestre desacelere cerca de quatro a cinco pontos em moeda constante

disse Amy Hood, diretora financeira da Microsoft, durante uma teleconferência de resultados.

Você pode ler a transcrição completa sobre o relatório.

Conforme me encontro com clientes e parceiros, algumas coisas ficam cada vez mais claras. Assim como vimos os clientes acelerarem seus gastos digitais durante a pandemia, agora os vemos otimizar esses gastos …em algum momento, as otimizações vão acabar. Na verdade, o dinheiro que eles economizam em qualquer otimização de qualquer carga de trabalho é o que eles investirão em novas cargas de trabalho

disse Nadella durante a teleconferência de resultados.

A Microsoft disse que acredita que as coisas tendem a melhorar um pouco em doze meses, mas que o momento de alta pela nuvem talvez não ocorra novamente, pois os números do mercado mostram isso. Quando os dados dos EUA são analisados, fica constatado que os EUA também teve um desempenho muito fraco em dezembro. Observando isso, a Microsoft também já cogitou, naquela conferência, uma queda em outros segmentos da empresa para o próximo trimestre.

Em nosso negócio de consumo, os OEMs e dispositivos do Windows sofrerão declínios contínuos à medida que o mercado de PCs retornar aos níveis pré-pandêmicos. E o LinkedIn e a pesquisa serão afetados, pois os gastos com o mercado de anúncios permanecem um pouco cautelosos

disse o CFO.

Microsoft vai apostar em Inteligência Artificial

Durante a conferência, Nadella revelou que a Microsoft está focando no mercado de inteligência Artificial. Além disso, também disse que o uso de IA vai ocorrer em todos os produtos da Microsoft. Essa articulação entrou em campo quando a Microsoft percebeu que a demanda por Inteligência Artificial será gigante por parte da empresas em todo mundo.

A era da IA está chegando e a Microsoft está alimentando-a. Estamos testemunhando melhorias não lineares na capacidade dos modelos de base, que estamos disponibilizando como plataformas

disse Nadella, acrescentando que a empresa estava posicionada para capturar novas cargas de trabalho baseadas em IA.

A Microsoft tem investido bilhões no OpenAI, a empresa que é dona do ChatGPT e que também planeja lançar serviços empresariais utilizando Inteligência Artificial. Já sobre aonde a Microsoft vai utilizar Inteligência Artificial, a empresa citou GitHub Copilot e Azure ML, que a empresa disse ter crescido mais de 100% em receita nos últimos cinco trimestres.

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