Microsoft disponibiliza novas ferramentas de colaboração do GitHub

GitHub desativa repositório XZ após ataque malicioso
GitHub calculadora microsoft

Em conjunto com o evento virtual GitHub Satellite de 6 de maio, a Microsoft anunciou algumas novas ferramentas de colaboração do GitHub (primeiro na versão beta). As novas ferramentas incluem: GitHub Codespace, GitHub Discussions; varredura de código e varredura secreta; e novas ferramentas de colaboração para instâncias privadas do GitHub.

Microsoft disponibiliza novas ferramentas de colaboração do GitHub

Na semana passada, a Microsoft anunciou que estava renomeando o Visual Studio Online para “Visual Studio Codespaces”. Agora, de acordo com essa marca, a Microsoft anunciou o GitHub Codespaces que, como o VS Codespaces, visa oferecer aos usuários um ambiente de desenvolvimento hospedado na nuvem. Os códigos do GitHub aparecerão em segundos diretamente dentro do GitHub, para que os desenvolvedores possam começar a contribuir com os projetos imediatamente.

O preço do GitHub Codespaces ainda não foi finalizado, mas a funcionalidade de edição de códigos no IDE dos espaços de códigos sempre será gratuita. A Microsoft está planejando preços pré-pagos para tarefas intensivas em computação, como builds, semelhantes à forma como o GitHub Actions é precificado. No entanto, durante a versão beta, o GitHub Codespaces será gratuito.

O GitHub Discussions, que estará disponível em beta para repositórios públicos selecionados em breve, tem como objetivo oferecer aos desenvolvedores um lugar dedicado para conversar. Atualmente, o GitHub oferece apenas issues e pull requests como locais para essas conversas. As discussões serão em thread e viverão nos repositórios de projetos dos usuários.

Microsoft disponibiliza novas ferramentas de colaboração do GitHub
Atualmente, o GitHub oferece apenas issues e pull requests como locais para essas conversas. Crédito da imagem: GitHub.

Mecanismos de análise

Além disso, a Microsoft está adicionando dois novos betas para verificação de código e verificação secreta. A varredura de código está usando o mecanismo de análise semântica CodeQL. Qualquer projeto público pode se inscrever na versão beta.

Enquanto isso, a verificação secreta está disponível para repositórios particulares (está disponível para repositórios públicos desde 2018). A verificação secreta analisa os repositórios privados em busca de formatos secretos conhecidos e notifica os desenvolvedores quando eles são encontrados.

As instâncias privadas do GitHub estão “chegando em breve”. O GitHub Private Instances será uma nova opção para os clientes corporativos e fornecerão recursos de segurança, conformidade e políticas, incluindo criptografia com bring-your-own-key, arquivamento de backup e conformidade com os requisitos regionais de soberania de dados.

Fonte: ZDNET

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile