A Microsoft e a Canonical anunciaram que o systemd agora funciona no Windows Subsystem for Linux (WSL2). Send assim, a partir de agora, o WSL pode executar o systemd dentro das distribuições do WSL Linux para gerenciamento de serviços. Os aplicativos dependentes do systemd para uso ou simplesmente para facilitar o gerenciamento agora podem ser executados com mais facilidade nesse ambiente WSL no Windows 10/11.
O anúncio da Microsoft explica:
Suporte a alterações exigidas pelo systemd na arquitetura WSL. Como o systemd requer o PID 1, o processo de inicialização do WSL iniciado na distribuição Linux se torna um processo filho do systemd. Como o processo de inicialização do WSL é responsável por fornecer a infraestrutura para comunicação entre os componentes Linux e Windows, alterar essa hierarquia exigiu repensar algumas das suposições feitas com o processo de inicialização do WSL.
Modificações adicionais tiveram que ser feitas para garantir um desligamento limpo (já que esse desligamento é controlado pelo systemd agora) e para ter compatibilidade com o WSLg. Também é importante observar que, com essas alterações, os serviços do systemd NÃO manterão sua instância WSL ativa. Sua instância WSL permanecerá ativa da mesma forma que antes, sobre a qual você pode ler mais aqui.
Dado que isso muda o comportamento do WSL ao inicializar, queríamos ter cuidado ao aplicar isso às distribuições WSL já existentes do usuário. Portanto, no momento, você precisa ativar o systemd para uma distribuição WSL específica, e monitoraremos o feedback e investigaremos a criação desse comportamento por padrão no futuro.
Microsoft e Canonical trazem systemd para WSL
O suporte do Systemd chegou ao WSL! Essa atualização há muito esperada para o WSL desbloqueia um grande número de recursos de qualidade de vida para gerenciar processos e serviços. Isso inclui suporte a snapd, que permite que os usuários aproveitem todas as ferramentas e aplicativos disponíveis no snapcraft.io.
No blog do Ubuntu também está seu próprio post sobre o systemd para WSL e como habilitar o suporte no Ubuntu.
Sabemos há meses que houve trabalho para oferecer suporte ao systemd com WSL2, enquanto agora é bom finalmente ver isso uma realidade. Para o que vale a pena, esta notícia vem alguns meses depois que o desenvolvedor líder do systemd, Lennart Poettering, também ingressou na Microsoft.
Para obter mais informações sobre o suporte ao systemd, incluindo demonstrações dos projetos neste post, confira o vídeo acima ou visite aka.ms/wslsystemd.