Microsoft implementa OpenGL 4.3 sobre Direct3D 12 com Mesa

Microsoft licencia acessórios sob a nova marca Incase Designed by Microsoft

Os engenheiros da Microsoft continuam trabalhando nos drivers Mesa como parte de seu esforço para implementar várias APIs padrão do setor no Direct3D 12. Esse suporte pode ser usado em casos de falta de drivers do Windows para essas APIs, bem como ser usado no WSL para suporte gráfico enquanto depende no D3D12 com o ambiente host. Microsoft implementa OpenGL 4.3 sobre Direct3D 12 com Mesa.

Microsoft implementa OpenGL 4.3 sobre Direct3D 12 com Mesa

Microsoft implementa OpenGL 4.3 sobre Direct3D 12 com Mesa

O mais novo marco do esforço “GLOn12” da Microsoft para ter o OpenGL no topo do Direct3D 12 é ter todas as extensões necessárias implementadas para expor o OpenGL 4.3. O driver D3D12 agora passou do OpenGL 4.2 para o OpenGL 4.3 com o código mesclado na terça-feira. As extensões restantes foram mescladas e isso, por sua vez, permite maior suporte OpenGL em sistemas Windows com drivers Direct3D 12 Tier 3 com suporte para vinculação de recursos.

O código recentemente mesclado para OpenGL 4.3 no D3D12 está presente no lançamento do Mesa 24.0 do próximo trimestre.

A distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft lança uma grande atualização para novembro

A Microsoft publicou ontem o CBL-Mariner 2.0.20231106 como a versão mais recente de sua distribuição Linux interna, usada para uma variedade de serviços, do Azure ao WSL.Esta atualização mensal do CBL-Mariner é grande, com dezenas de adições e novos recursos habilitados, além da variedade de atualizações de pacotes e correções de segurança (CVE). 

Esta nova versão do CBL-Mariner adiciona novamente o Kubernetes à distribuição, melhora a integração do ccache, adiciona o go-downloader como um substituto ao wget, permite o suporte Zstd para o journald do systemd, o rpms-snapshot é muito mais rápido e muito mais. Existem atualizações de pacotes para Nginx, Python, Golang, Tensorflow, libvpx, sudo, Apache HTTPD e dezenas de outros pacotes.

O Image Customizer do CBL-Mariner também teve muito trabalho nesta nova versão, que pode ser usado para criar sua própria versão Linux baseada no CBL-Mariner. O CBL-Mariner Image Customizer agora possui documentação adequada, a capacidade de adicionar/remover pacotes, adicionar/atualizar usuários, ativar/desativar serviços, suportar imagens de inicialização legadas e uma ampla gama de outros recursos para aumentar sua utilidade.

Downloads e mais detalhes sobre a infinidade de mudanças que podem ser encontradas no sistema operacional Microsoft CBL-Mariner Linux atualizado podem ser encontrados no GitHub.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile