A tão esperada atualização do Windows 10 de maio de 2020 começou a ser liberada pela Microsoft e, entre as principais novidades, ele chega com o novo kernel Linux, o Windows Subsystem for Linux (WSL) 2 e Cortana. A empresa já havia disponibilizado uma versão final para os testadores no mês passado. Agora, a Microsoft lança a atualização para todos que possuem o Windows 10 e ela vem tanto com o Kernel Linux, quanto com o WSL 2.
Microsoft lança atualização do Windows 10 com kernel Linux e WSL 2
A maior mudança na atualização de maio de 2020 é que ela inclui o Windows Subsystem para Linux 2 (WSL 2), com um kernel Linux personalizado. Essa integração do Linux no Windows 10 melhorará muito o desempenho do subsistema Linux da Microsoft no Windows. A Microsoft também promete atualizar esse kernel por meio do Windows Update e será de código aberto para que os desenvolvedores possam criar seu próprio kernel no WSL e contribuir com alterações.
Aplicativos Linux ainda sem interface gráfica
O WSL 2 ainda não inclui suporte a aplicativos Linux GUI ou aceleração de hardware da GPU, pois a Microsoft promete esses dois recursos somente em futuras atualizações do Windows.
Mudanças também envolvem a Cortana
Do mesmo modo, a atualização de maio de 2020 também inclui algumas grandes melhorias na Cortana. Agora, a Cortana pode ser desencaixada na barra de tarefas do Windows 10. Além disso, inclui a capacidade de escolher entre digitar ou falar com o assistente digital.
Isso inclui ajustes na interface geral da Cortana para torná-la mais funcional. Além disso, a Microsoft também adicionou pesquisas rápidas à interface de pesquisa com esta atualização mais recente. Isso inclui acesso rápido ao clima, notícias, hoje na história e novos filmes.
Então, você pode baixar o novo update do Windows 10 de maio de 2020, verificando se há atualizações em Configurações> Atualização e segurança> Windows Update.
The Verge