Há alguns meses foi confirmado que a Apple precisará cumprir os requisitos anticompetitividade relacionados às vendas de aplicativos, e parece mais provável que isso exigirá que a empresa permita lojas de aplicativos de terceiros em iPhones. A Microsoft indicou agora a sua intenção de fazer parte disso e deve ser uma das primeiras empresas a oferecer lojas de aplicativos de terceiros em iPhones.
A App Store é oficialmente um monopólio
Atualmente, o único lugar onde você pode comprar e baixar aplicativos iOS é na App Store. A Apple argumentou que os consumidores e desenvolvedores eram livres para comprar e vender versões de aplicativos Android, portanto, não tinha o monopólio dos aplicativos móveis como um todo. Mas a União Europeia rejeitou isso como irrelevante, já que a Apple tem um monopólio inegável sobre o venda de aplicativos para iPhone e iPad.
A Apple acabou cedendo e o assunto foi finalmente resolvido em setembro. A UE nomeou as empresas que estarão sujeitas à lei antitruste Digital Markets Act (DMA), com a fabricante do iPhone na lista. A Apple provavelmente terá que permitir lojas de aplicativos de terceiros. Ainda não sabemos ao certo quais medidas a Apple terá que tomar para cumprir o DMA.
Lojas de aplicativos de terceiros para iPhones
A Apple deve permitir que os desenvolvedores usem plataformas de pagamento de terceiros para vendas de aplicativos e compras dentro de aplicativos na Europa. No entanto, parece mais provável que seja necessário permitir que lojas de aplicativos de terceiros cumpram integralmente.
Todas as indicações são de que a Apple aceitou isso com relutância. A empresa já há algum tempo tem uma equipe sênior trabalhando para permitir lojas de aplicativos de terceiros. A Apple tem até 6 de março de 2024 para cumprir.
Não se sabe se a empresa limitará as mudanças aos países da UE ou fará a mudança globalmente. A Apple enfrenta pressões antitruste semelhantes nos EUA e em outros lugares, por isso pode decidir que é melhor enfrentar a situação e fazer uma mudança em todo o mundo.
Microsoft planeja oferecer uma loja de aplicativos para jogos
O Bloomberg (Via:9to5Mac) relata que a Microsoft confirmou relatos de que planeja oferecer uma loja de aplicativos iOS para jogos.
A Microsoft Corp. está conversando com parceiros para ajudar a lançar uma loja de jogos móveis que assumirá a posição dominante da Apple Inc. e do Google no negócio, segundo Phil Spencer, que lidera a divisão de videogames Xbox da empresa.
“É uma parte importante da nossa estratégia e algo em que estamos trabalhando ativamente hoje, não apenas sozinhos, mas conversando com outros parceiros que também gostariam de ver mais opções sobre como podem monetizar pelo telefone”, disse Spencer em entrevista. em São Paulo durante a convenção de quadrinhos e entretenimento CCXP.
Relatórios anteriores diziam que planeja lançar a loja no próximo ano, e a empresa mais ou menos confirmou isso.