A Microsoft está anunciando o Projeto Phoenix que promete um total redesenho do seu navegador Edge. As mudanças devem chegar aos poucos. Na verdade, elas já começaram com as versões instáveis do navegador da empresa. A primeira delas é a divisão de janelas. Consiste em uma guia para dois sites ao mesmo tempo. Porém, a partir de agora, devem chegar novas funções. Assim, a Microsoft promete um redesign completo do navegador Edge.
O usuário WalkingCat (@h0x0d), bastante conhecido por vazamentos anteriores (verdadeiros) sobre produtos da Microsoft, revelou no Twitter a existência de um projeto chamado ‘Phoenix’, que consistiria em um facelift total de seu navegador para dar a ele uma identidade própria , tornando-o menos parecido com um navegador genérico baseado no Chromium e mais como um aplicativo nativo do Windows 11.
Microsoft promete um redesign do navegador Edge
Teoricamente, ‘Phoenix’ era apenas um vídeo interno de ‘prova de conceito’. No entanto, há todo um esforço em torno dele para reunir informações dos desenvolvedores da Microsoft com suas ideias e prioridades para mapear o desenvolvimento futuro do Edge.
Para isso, a Microsoft trabalha para realizar uma renovação estética do Edge (à imagem e semelhança do recebido em dezembro pelo MS Reward, que agora adotou o design de interface ‘Fluent’) que, como pode ser A imagem que encabeça este artigo aconteceria (por exemplo) com a adoção de abas arredondadas flutuantes, semelhantes a botões.
Por enquanto, os seguintes ‘flags’ já estão disponíveis na versão ‘Canary’ do Microsoft Edge , prontos para serem ativados:
- Efeitos visuais do Windows 11 na barra de título e na barra de ferramentas. Disponível em edge://flags/#edge-visual-rejuv-mica
- Função abas arredondadas. Disponível em edge://flags/#edge-visual-rejuv-rounded-tabs
- Efeito acrílico do Windows 11 nos menus. Disponível em edge://flags/#edge-visual-rejuv-materials-menu.
Da mesma forma, ‘Phoenix’ também significaria a implementação de novos recursos focados na produtividade. Entre estes últimos, destaca-se um ‘Tab Activity Center’, que permite ao utilizador acompanhar a forma como utiliza os separadores e, com isso, os seus hábitos de navegação: