Parece que após Bill Gates declarar em entrevista seu arrependimento em não ter investido no Android, o jogo começa a virar e a Microsoft quer seus aplicativos instalados em massa no Android. A nova técnica da empresa é oferecer anúncios sempre que o usuário utilizar seus apps, sejam eles quais forem. A descoberta foi feita pelo Android Police.
A ideia supostamente, é dominar o mundo Android, ao menos os dispositivos. A empresa tem se esforçado para tentar criar aplicações afim de substituir as dominantes criadas pelo Google. Muitos usuários estão relatando que o serviço em nuvem OneDrive pode ser o foco da empresa atualmente, numa tentativa de se igualar ao Google Drive.
Tudo começa por qualquer aplicativo Microsoft, e termina com incentivos forçados a baixar os apps da empresa. Ao tentar compartilhar arquivos, por exemplo, usando alguma aplicação Microsoft, o OneDrive será recomendado e se você aceitar, será direcionado para a Google Play Store para baixar e instalar a aplicação correspondente.
Baixou algum arquivo com extensões conhecidas? Como um ppt ou pptx, xl ou xlxs, e quem sabe um doc ou docx? Sim, você será convidado ao incrível mundo Microsoft, e uma opção generosa será aberta para que você instale mais uma aplicação Microsoft em seu dispositivo Android. E assim, sempre que possível, a mãozinha da Microsoft no Android vai tomando formas e ganhando esse tão sonhado espaço no mundo dos smartphones.
No entanto, o comportamento é visto apenas em alguns aplicativos no sistema operacional. A tática de publicidade é estritamente limitada no Android Q, com o menu Compartilhar exibindo o nome e o ícone do aplicativo atual em vez do que a Microsoft está sugerindo instalar.
Com o menu Compartilhar do Android já bastante lotado, esse truque de publicidade obscuro se adquirido por outros desenvolvedores de aplicativos levaria a mais confusão no menu Compartilhar. Mas, a escolha é do usuário final. Afinal de contas, a empresa ainda não conseguiu um meio de automatizar essas instalações, ao menos até agora, o usuário ainda tem que clicar para instalar.
Se você gosta das aplicações Microsoft, não deverá sentir tanto, mas se costuma usar somente Google ou outras plataformas, essa insistência poderá causar algum desconforto, por isso, fique de olho, e preste mais atenção no que instalada em seu smartphone Android.
Essas recomendações somente irão desaparecer quando você por fim instalar as aplicações da gigante. Mas, como a informação anda sendo divulgada, certamente alguns desenvolvedores devem voltar atrás caso estejam pensando em entrar na onda Microsoft em Android.