Patrocinadora da Linux Foundation, colaborador do Linux Kernel e muitos outros investimentos, agora a Microsoft é patrocinadora da Open Source Initiative ou OSI. Para quem nunca ouviu falar no termo OSI que é a abreviação Open Source Initiative, uma entidade sem fins lucrativos que tem como foco promover e proteger os softwares de código aberto, por favor não confunda código aberto com código livre, é bem diferente.
Mas, voltando a notícia da Microsoft, de acordo com a OSI, a Microsoft é o principal colaborador de projetos de software de código aberto hospedados na popular plataforma de desenvolvimento GitHub, repositório de controle de versão baseado na web e serviço de hospedagem para códigos. Suas contribuições para a comunidade Open Source são bem conhecidas, incluindo colaborações com a Canonical em um kernel Ubuntu personalizado para o Azure, bem como o Subsistema Windows para Linux (WSL) e Bash do Ubuntu no Windows.
A Microsoft também é conhecida por ter colaborado com a Red Hat e a SUSE em vários projetos, bem como com a Fundação Linux, e também com a FreeBSD Foundation, que é um membro afiliado da OSI, para suportar seu sistema operacional FreeBSD na nuvem Azure. Ao ingressar na Open Source Initiative, a Microsoft quer integrar mais softwares de código aberto em seus produtos, isso pode ser um bom sinal de que a empresa está amadurecendo.