O Microsoft Teams tem recebido algumas atualizações nos últimos meses, que o deixaram ainda melhor. Inclusive, uma atualização necessária para deixar suas chamadas ainda mais seguras acaba de chegar ao aplicativo. A Microsoft começou a implementar o suporte de criptografia ponta a ponta (E2EE) para chamadas em sua plataforma Teams.
Esse recurso já havia sido anunciado no início deste ano. No entanto, os testes em beta só tiveram início no mês de outubro. Agora, com tudo pronto, a Microsoft iniciou a distribuição da atualização para todos os usuários do Teams.
A criptografia de ponta a ponta está disponível para chamadas individuais e dá aos usuários mais segurança e privacidade em suas chamadas usando a plataforma Microsoft Teams.
Microsoft Teams finalmente implanta a criptografia E2EE
A Microsoft, através do gerente de produto técnico, John Gruszczyk, disse em um blog que“Vários clientes corporativos nos Estados Unidos e na Europa em setores como aeroespacial, manufatura, telecomunicações e serviços profissionais estão em processo de implementação do E2EE para ligações do Teams”.
Essa nova criptografia E2EE está geralmente disponível na versão mais recente do cliente de desktop Teams para Windows ou Mac, mas vem com algumas ressalvas, de acordo com o PhoneArena. A criptografia de ponta a ponta torna indisponíveis certos recursos e, se os usuários quiserem usá-los, terão que desabilitar o recurso.
A notícia da chegada do recurso é muito boa. No entanto, saber que usá-lo desabilita outros recursos, o torna um recurso meio tosco. Além de poder realizar chamadas com a criptografia de ponta a ponta apenas para uma pessoa por vez, não poder contar com outros recursos que, em alguns casos são essenciais, é frustrante.
Os recursos do Microsoft Teams não funcionam com o E2EE:
O primeiro recurso que não funciona com a criptografia de ponta a ponta é o de gravação. Sim, você não poderá gravar a sua chamada. Além desse, outros não funcionarão, como: legenda e transcrição ao vivo; transferência de chamadas; Call Park; mesclagem de chamadas; Cal Companion e transferência para outro dispositivo e; adicionar participante para fazer a ligação um a um em uma ligação em grupo.
A Microsoft continua melhorando o Teams, em outubro a empresa lançou uma atualização, melhorando o desempenho do aplicativo para usuários de Android e iOS .
O PhoneArena lembra ainda que, no início do ano, a Microsoft trouxe uma série de novos recursos para dispositivos móveis e, posteriormente, apresentou a opção de usar seu telefone como um walkie-talkie com o Microsoft Teams.
Via: PhoneArena