Google e Apple estão sob olhares regulatório nos últimos anos devido a práticas com suas respectivas lojas de aplicativos móveis e à falta de concorrência. No entanto, a Microsoft vem trabalhando silenciosamente em sua própria loja de jogos para celular, mas depende de uma próxima aquisição. Assim, as empresas ganhariam uma concorrência de peso.
De acordo com o The Verge (Via: 9to5Mac), a investigação em andamento sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) revelou o plano da empresa de construir uma loja de jogos móveis da marca Xbox para enfrentar a Google Play Store e a Apple App Store. Essa loja da Microsoft funcionaria como uma expansão da Xbox Store.
Loja de jogos para celular da Microsoft
A Microsoft argumenta que a loja se beneficiaria com a aquisição da Activision Blizzard, pois ofereceria um motivo para os clientes “tentarem algo novo” obtendo jogos populares como Candy Crush Saga (desenvolvido pela King, mas publicado pela Activision) e Call of Duty: Móvel.
Esses dois jogos por si só certamente seriam fortes motivos para os consumidores usarem uma loja alternativa. “Com base nas comunidades de jogadores existentes da Activision Blizzard, o Xbox buscará escalar a Xbox Store para dispositivos móveis, atraindo os jogadores para uma nova plataforma Xbox Mobile”
Mas, o The Verge destaca que: “Afastar os consumidores da Google Play Store e da App Store em dispositivos móveis, no entanto, exigirá uma grande mudança no comportamento do consumidor. A Microsoft espera que, ao oferecer conteúdo conhecido e popular, os jogadores estejam mais inclinados a experimentar algo novo”.
Os entraves que a Microsoft pode enfrentar
Embora a Microsoft possa facilmente lançar sua própria loja de jogos para dispositivos móveis no Android da mesma forma que a Epic Games oferece sua própria loja no Android há algum tempo, a empresa enfrentaria uma batalha difícil no iOS, onde a Apple ainda bloqueia fortemente o carregamento lateral.
Mesmo para jogos na nuvem, a Microsoft teve que se concentrar na jogabilidade do navegador, em vez de transmitir por meio de um aplicativo nativo, devido às restrições da Apple. Enquanto isso, o Google fez um esforço para melhorar a experiência de lojas de aplicativos de terceiros no Android.
No mesmo relatório, a Microsoft destaca que a compra da Activision Blizzard aumentaria a receita de jogos e anúncios para dispositivos móveis, além de dar à Microsoft “experiência muito necessária” nesse mercado. Embora a CMA esteja altamente focada no impacto que esta aquisição teria no mercado de jogos de console, a Microsoft argumenta que o setor de jogos móveis é uma parte muito maior do mercado geral de jogos, com 51%, conforme publicado em um gráfico da Microsoft.
Resta saber se essa loja de jogos para celular da Microsoft realmente seria lançada. A Microsoft argumenta que a aquisição da Activision Blizzard poderia aumentar a concorrência, em vez de impedi-la, como preocupa a CMA.