A mídia de instalação do Fedora Workstation 41 virá com apenas com o GNOME Wayland. É que o Fedora Workstation 41 recebeu aprovação para sua mídia de instalação (ISOs) para ser fornecido apenas com o suporte ao Wayland GNOME. Assim, o suporte X11 vai desaparecer de forma definitiva.
Em primeiro lugar, o suporte ao GNOME X11 permanecerá disponível no arquivo de pacotes do Fedora 41. Esta proposta de mudança recém-aprovada é em torno da mídia de instalação do Fedora Workstation (GNOME) que os pacotes do GNOME X11 serão removidos para torná-lo um desktop somente Wayland pronto para uso. Todos os pacotes do GNOME X11 permanecerão disponíveis nos repositórios, mas não serão mais pré-instalados. Esta alteração também não afetará as atualizações de versões anteriores do Fedora Linux onde o suporte à sessão X11 está disponível por padrão.
Mídia de instalação do Fedora Workstation 41 virá com apenas com o GNOME Wayland
Esta proposta de mudança do Fedora 41 vai junto com o foco upstream do GNOME para, em última análise, depreciar e, eventualmente, remover o suporte à sessão X11. O GNOME 47 upstream recentemente viu o suporte ser mesclado no GNOME Shell e no Mutter por ser capaz de construir apenas como Wayland sem dependências X11 incluídas.
Mais detalhes sobre a proposta de mudança agora aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) para o Fedora 41 podem ser encontrados através da Wiki do Fedora.