A empresa de eletrônicos de áudio Electrosmith lançou um Kickstarter para uma pequena placa de desenvolvimento de áudio chamada Daisy. É um computador de bordo físico projetado para uso em instrumentos de consumo pessoal e processadores de som. Assim, pense na Daisy como um Raspberry Pi, mas apenas para equipamentos de música.
Minicomputador de US$ 29 permite criar sintetizadores, pedais e muito mais
Em forma de (e aproximadamente do tamanho de) um chiclete, o/a Daisy é tanto para profissionais quanto para iniciantes que gostam de mexer com eletrônicos e códigos. Se você gosta de mexer um pouco, pode usar o Daisy mesmo que não seja um programador. Ele vem com tudo para criar todos os tipos de dispositivos de hardware de áudio, como sintetizadores, pedais de efeitos ou controladores MIDI. Além disso, nenhuma solda é necessária – basta conectar um cabo USB para iniciar o carregamento dos programas.
Você pode simplesmente comprar o quadro como uma lousa em branco para criar algo a partir do zero ou adquirir um dispositivo Daisy pronto, se quiser ir direto para a programação. O Electrosmith criou quatro dispositivos nos quais a Daisy pode ser ativada. Há um breakout board (uma versão mais robusta do Daisy para prototipagem), um pedal de guitarra, um módulo Eurorack e um sintetizador de desktop.
Características robustas
Possui dois canais de E/S de áudio que suportam áudio estéreo de 24 bits com processamento DSP de 32 bits, suporte para E/S MIDI através de uma porta Micro USB, pinos USB e pinos UART, 64 MB de SDRAM e mais de 8 MB de memória flash. Há muito mais, mas essencialmente a Daisy é um ponto de partida flexível com várias maneiras de expandir (como adicionar canais de áudio extras ou outra porta USB).
Daisy é como Teensy, outra placa de desenvolvimento USB de baixo custo. No entanto, a empresa por trás da Daisy diz que existem algumas diferenças importantes. Por um lado, a Daisy possui um codec de áudio a bordo, para que possa gerar e processar o som imediatamente. Da mesma forma, possui conectores de pinos (conectores elétricos) pré-instalados, para que nenhuma solda seja necessária. Daisy pode ser acionada diretamente em perfboards padrão.
O projeto Daisy não é apenas para as pessoas que desenvolvem produtos. A Electrosmith diz que seu objetivo é usar a música para incentivar a educação em STEM e “criar uma comunidade de aprendizado centrada em hackear o Daisy para criar projetos de áudio divertidos e impressionantes”.
No futuro, a empresa afirma que publicará vídeos tutoriais e exemplos de programas com documentos que descrevem como os diferentes circuitos funcionam. O firmware e os esquemas da Daisy serão lançados sob uma licença de código aberto, para que qualquer pessoa possa modificá-la e usá-la em projetos pessoais ou comerciais.
Se você deseja obter a Daisy, ela pode ser encomendada no Kickstarter por US $ 29 , com entrega prevista em abril.
The Verge