Mir 2.15 lançado com limpeza de algumas APIs e Alt + Tab aprimorado

Logotipo da Canonical, representando a empresa por trás do Ubuntu e de projetos como o Mir e o Wayland
Canonical traz OpenStack para nuvens de pequena escala

Uma nova versão do Mir 2.15 acaba de sair como a versão mais recente deste compositor Wayland focado no Ubuntu, desenvolvido pela Canonical. Este recurso facilita a construção de shells baseados em Wayland. O Mir 2.15 não é o mais interessante em termos de recursos, mas implementa o MirAL 4.0 para esta camada de abstração usada no suporte ao Wayland. O marco do MirAL 4.0 elimina uma série de APIs anteriormente obsoletas.O Mir 2.15 supera o AL, o servidor e as ABIs do Wayland para suas bibliotecas. A documentação do Mir também passou a ser on-line em readthedocs-hosted.com. O novo Mir 2.15 lançado com limpeza de algumas APIs e Alt + Tab aprimorado.

Mir 2.15 lançado com limpeza de algumas APIs e Alt + Tab aprimorado

O Mir 2.15 melhora seu comportamento de alt-tab para gerenciamento de janelas com sua implementação MinimalWindowManager. Detalhes sobre isso por meio desta solicitação pull, juntamente com um vídeo do comportamento aprimorado (captura de tela do vídeo acima).Mais detalhes sobre as alterações do Mir 2.15 via GitHub.

Intel traz suporte ao monitor Lunar Lake para Linux

Além de a AMD enviar patches de exibição DCN 3.5 para o bloco IP de exibição de próxima geração, presumivelmente para suas próximas APUs da série Ryzen 8000, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram hoje os patches que permitem o suporte de exibição Lunar Lake para seu driver de kernel i915 enquanto houver também oferece suporte ao cozimento para seu driver de kernel Xe em desenvolvimento.

Esses 42 patches disponíveis para revisão fornecem a plataforma básica que permite o suporte de exibição do Lunar Lake. No total, são cerca de mil linhas de novo código para ativar os recursos de exibição do Lunar Lake no lado do driver do i915.Lunar Lake aproveita a arquitetura Xe2 para seus gráficos integrados e várias pequenas alterações foram necessárias no driver para se preparar para seus recursos de exibição, com algumas adições de recursos como compressão de buffer de quadro (FBC) agora sendo suportadas em todos os pipes.

Como um lembrete, Lunar Lake é o processador baseado em 18A que seguirá Arrow Lake, que é o sucessor dos próximos processadores móveis Intel Meteor Lake. Dado o ritmo das coisas, Lunar Lake provavelmente não será lançado antes de 2025.

Ativação de exibição do Lago Lunar

É um pouco surpreendente ver o suporte do driver i915 continuando para Lunar Lake… O driver de kernel Xe DRM da Intel está em desenvolvimento há algum tempo, com a esperança de que seja potencialmente integrado no kernel Linux, pelo menos em forma experimental antes do final de 2023.

O driver Intel Xe foi projetado para oferecer melhor suporte a hardware gráfico moderno integrado e discreto, fazer melhores escolhas de design sem toda a bagagem do i915 ao longo do tempo, oferecer melhor suporte a arquiteturas de CPU não x86 e deve ter melhor desempenho do que o i915. 

Como se passaram cerca de dois anos antes de ver Lunar Lake, estou um pouco surpreso que eles ainda não estejam totalmente comprometidos com o driver Xe para a geração Lunar Lake. Seja apenas para jogar pelo seguro, sem muito trabalho estendê-lo para Lunar Lake ou se houver preocupações sobre a prontidão do driver Xe.

Fonte