Mir 2.9 lançado com XDG-Shell para Wayland e suporte para mais protocolos

Mir 2.9 lançado com XDG-Shell para Wayland e suporte para mais protocolos
Mir 2.8 do Ubuntu lançado com trabalho para suporte a GPU híbrida

A Canonical lançou uma nova versão do Mir, seu servidor de exibição que agora se concentra em facilitar a adaptação de novos ambientes para usar Wayland, sendo um compositor Wayland adaptável. Então, neste sentido, o Mir 2.9 acaba de ser lançado com XDG-Shell para Wayland e suporte para mais protocolos.

A Canonical continua investindo no Mir for Wayland, especialmente para ser usado em dispositivos IoT, como espelhos inteligentes. Com o Mir 2.9, agora há suporte de back-end Wayland para usar o XDG-Shell, enquanto até agora eles usavam o WL-Shell mais antigo. 

O Mir 2.9 também adiciona suporte a entrada remota por meio da extensão de protocolo zwlr_virtual_pointer_v1, zwp_idle_inhibit_manager_v1 é adicionado e suporte zwp_text_input_manager_v1 que agora permite que os aplicativos Electron funcionem com o teclado na tela.

Para quem não conhece, o Mir é um servidor gráfico desenvolvido pela Canonical, posicionado como uma excelente solução para dispositivos integrados e Internet das Coisas (IoT). Na verdade, ele é um servidor gráfico para Linux que veio para substituir o X Window System, que ainda faz parte do sistema operacional Ubuntu.

Mir 2.9 lançado com XDG-Shell para Wayland e suporte para mais protocolos

Mir 2.9 lançado com XDG-Shell para Wayland e suporte para mais protocolos

O Ubuntu Core com Mir pode ser encontrado alimentando alguns espelhos inteligentes de exercícios.

O Mir 2.9 também possui aprimoramentos de API da camada de abstração do MirAL para facilitar a escrita de compositores baseados em Mir, melhorias na plataforma GBM-KMS, uma variedade de outras alterações de API e uma variedade de correções de bugs.

A camada de compatibilidade do X, XMir, é baseada no XWayland, enquanto outras partes da infraestrutura usada pelo Mir são originadas do Android. Essas partes incluem a pilha de entrada do Android e os buffers de protocolo do Google.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Mir 2.9 via GitHub.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile