Modelos do iPhone 13 Pro usarão telas LTPO OLED de 120 Hz e a Samsung será o fornecedor exclusivo de visores para a próxima geração do iPhone, segundo o site TheElec. Esses painéis serão usados, entretanto, ??nos dois modelos Pro.
Painéis LTPO no iPhone
Os painéis LTPO são mais eficientes em termos de energia do que seus equivalentes LTPS. Além disso, a principal vantagem desses painéis, é que eles podem ter uma taxa de atualização adaptável sem hardware adicional.
A dupla vanilla do iPhone 13 continuará usando os painéis LTPS mais antigos, o que provavelmente significa que eles ficarão com 60Hz por mais um ano, pelo menos. No entanto, a dupla Pro, ganhará os novos painéis já nessa próxima geração.
A ideia da Apple, é que todos os modelos do iPhone 14 usem apenas OLEDs LTPO. Até lá, a Apple já deve contar com os painéis da LG Display como uma opção aos da Samsung. No entanto, apenas a Samsung terá capacidade suficiente para cumprir as cotas da Apple neste ano, e os painéis da LG poderão ser usados apenas em 2022.
A verdade é que os painéis LTPO levam mais tempo para serem produzidos, pois a tecnologia requer a adição de uma camada de óxido (o “O” do LTPO). Além de os tornar mais difíceis de produzir, os torna mais caros. Talvez por isso a Apple invista na tecnologia apenas para os modelos Pro do iPhone 13.
Custo benefício dos painéis LTPO no iPhone 13 Pro
Os painéis geram uma economia de energia de 5 a 15%, ou seja, vale a pena. Embora nunca tenha sido oficialmente confirmado, a Apple supostamente queria incluir 5G e 120 Hz na geração do iPhone 12, mas tinha o orçamento de energia para apenas um e foi com conectividade de próxima geração. O LTPO permitirá que o monitor funcione a 120 Hz sem acabar com a bateria.
O LTPO foi desenvolvido pela Apple e usado pela primeira vez no Watch Series 4. No entanto, o Galaxy Note20 Ultra da Samsung se tornou o primeiro telefone a usar um painel LTPO. Provavelmente a próxima série S21 usará a tecnologia também.