Sempre que as pessoas enviam seus dispositivos para reparos, uma prática padrão é a redefinição para padrões de fábrica. Isso porque dados confidenciais como fotos e contas, podem cair em mãos erradas. Infelizmente, isso cria um incômodo adicional de ter que fazer backup de seus dados primeiro e restaurá-los depois. No entanto, a Samsung resolverá isso e, o Modo de Reparo da empresa manterá seus dados livres de curiosos.
Modo de Reparo da Samsung
A Samsung introduziu o Modo de reparo em seus dispositivos, começando com o Galaxy S21, que estará acessível através da tela Battery and Device Care (Cuidados com a bateria e o dispositivo) nas configurações. Uma vez ativado, o telefone será reiniciado.
O modo ocultará todos os dados pessoais, incluindo fotos, mensagens, contas e até aplicativos (apenas os aplicativos instalados padrão estarão ativos). Basicamente, será como se o telefone tivesse sido redefinido.
Depois que os reparos forem feitos e você pegar o telefone, você poderá desativar o Modo de reparo usando uma impressão digital ou bloqueio de padrão. Isso reiniciará o telefone novamente, desta vez com acesso total a todos os seus dados. Todas as configurações que o técnico alterou durante o reparo também serão restauradas.
Dados seguros
Uma opção adicional permitirá que o telefone crie um registro que registre problemas recentes e quais aplicativos estavam em uso quando ocorreram. Isso ajudará a diagnosticar o problema. Obviamente, nenhuma informação pessoal será registrada neste log e você terá a opção de entrar no Modo de Reparo sem criar um log.
O Modo de Reparo será ativado na série Galaxy S21 primeiro por meio de uma atualização de software. A Samsung escreve que planeja “expandi-lo para alguns outros modelos no futuro”.
O comunicado de imprensa foi publicado apenas no site coreano da Samsung como a atualização, portanto, o recurso Modo de Reparo será limitado inicialmente ao território doméstico da Samsung.
Isso parece um teste para o novo recurso antes de expandi-lo para mais regiões e telefones. Bom, esperamos que seja isso mesmo, já que o recurso é excelente e os usuários merecem essa expansão.
Esse é um recurso universalmente útil, pois resolve um problema comum. Esperamos que se torne padrão na One UI, pelo menos para modelos selecionados.
“A tecnologia está conectando o mundo mais do que nunca, mas os riscos também estão aumentando. A principal prioridade da Samsung são os clientes”, disse Shin Seung-won, diretor administrativo da equipe de segurança da divisão MX da Samsung Electronics.