Mozilla.ai chega prometendo uma "IA confiável"

Mozilla.ai chega para "IA confiável"

A Mozilla acaba de anunciar que está investindo US$ 30 milhões no desenvolvimento do mecanismo Mozilla.ai, uma nova start-up focada em “construir um ecossistema de IA confiável, independente e de código aberto”. Portanto, o novo recurso Mozilla.ai chega prometendo uma “IA confiável”.

Estamos apenas três meses em 2023 e já está claro qual é uma das maiores histórias do ano: IA. A IA atraiu a atenção do público como o Netscape fez em 1994 e o iPhone em 2007. 

Novas ferramentas como Stable Diffusion e o recém-lançado GPT-4 estão remodelando não apenas a forma como pensamos sobre a internet, mas também a comunicação, a criatividade e a sociedade em geral. Enquanto isso, ferramentas de IA relativamente mais antigas, como os mecanismos de recomendação que alimentam o YouTube, o TikTok e outros aplicativos sociais, estão se tornando ainda mais poderosas – e continuam a influenciar bilhões de vidas. 

A Mozilla.ai é outra das ideias questionáveis da Mozilla de não navegador (não-core-business) em um momento em que eles enfrentaram desafios de receita e continuam a depender em grande parte do Google para seu financiamento, continuando a perder participação de mercado no navegador.

Mozilla.ai chega para “IA confiável”. A Mozilla descreve Mozilla.ai como:

A visão para Mozilla.ai é facilitar o desenvolvimento de produtos de IA confiáveis. Vamos construir coisas e contratar/colaborar com pessoas que compartilham nossa visão: IA que tem agência, responsabilidade, transparência e abertura em seu núcleo.

Mozilla.ai será um espaço fora da grande tecnologia e da academia para fundadores, desenvolvedores, cientistas, gerentes de produto e construtores que pensam da mesma forma se reunirem. Acreditamos que esse grupo de pessoas, trabalhando coletivamente, pode virar a maré para criar um ecossistema de IA independente, descentralizado e confiável – um verdadeiro contrapeso ao status quo.

O foco inicial Mozilla.ia? Ferramentas que tornam a IA generativa mais segura e transparente. E sistemas de recomendação centrados nas pessoas que não desinformam ou prejudicam nosso bem-estar. Compartilharemos mais sobre isso – e o que estamos construindo – nos próximos meses.

Mais detalhes (leves) através do anúncio de hoje no blog Mozilla.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile