Na semana passada, a Microsoft anunciou que iria facilitar a troca de navegadores no seu mais novo sistema operacional Windows 11. A empresa parece ter adotado esta mudança depois de inúmeras reclamações de usuários sobre um processo complicado para fazer a mudança do navegador padrão do sistema. Na verdade, a Microsoft coloca o Edge como padrão e estava dificultando bastante a troca por um concorrente. Assim, ela espera voltar a ter um crescimento no mercado de navegadores. Porém, finalmente a empresa recuou e vai simplificar todo esse processo para a troca do navegador padrão no Windows 11, embora a Mozilla diga que a Microsoft precisa fazer muito mais sobre este aspecto.
No entanto, enquanto a atualização KB5011563 significa que o processo agora é muito mais rápido e fácil do que era, a Microsoft não foi longe o suficiente para muitas pessoas. Entre os que expressam preocupação de que a empresa ainda esteja colocando obstáculos no caminho para os usuários está a Mozilla. O fabricante do Firefox diz que a Microsoft pode fazer mais para respeitar a escolha do navegador padrão no Windows.
Embora tenha havido uma resposta positiva aos ajustes que significam que agora é mais fácil alterar o navegador da Web padrão, está longe de ser uma solução perfeita. Alguns tipos de arquivo continuam sendo abertos no Edge, assim como links de Widgets no Windows 11. E é por isso que ainda há, muitas pessoas acreditam, espaço para melhorias.
Mozilla diz que Microsoft precisa fazer mais para simplificar a troca de navegador no Windows 11
Em um comunicado sobre a recente mudança introduzida pela Microsoft, um porta-voz da Mozilla disse:
As mudanças da Microsoft que melhoram a experiência de configuração padrão do navegador para os usuários são um passo na direção certa. Mas mais pode ser feito para respeitar a escolha do navegador padrão no Windows. As pessoas devem ter a capacidade de definir padrões de forma simples e fácil e todos os sistemas operacionais devem oferecer suporte oficial ao desenvolvedor para o status padrão.
Na prática, também gostaríamos de ver o progresso na redução do número de etapas necessárias para definir um novo navegador como padrão e na abertura e disponibilização de APIs para que os aplicativos definam o padrão que outros aplicativos da Microsoft usam.
A Microsoft não deu nenhuma indicação de que mais mudanças estão a caminho, então parece improvável que os sonhos da Mozilla se tornem realidade tão cedo.
Via Betanews