Os desenvolvedores da Mozilla responsáveis pelo Firefox anunciaram recentemente algumas alterações que serão feitas nas próximas versões estáveis do navegador. Elas estão sendo testadas nas compilações do Firefox Nightly (versão de desenvolvimento). Tudo deve ser implementado até a versão 78. A ideia da Mozilla é, até lá, redesenhar o modo leitor adicionado recentemente.
O modo leitor do Firefox vai mudar. Veja outras alterações importantes que a Mozilla fez no Firefox
A mudança mais notável foi a substituição da barra lateral compacta pelo painel superior por botões maiores e etiquetas de texto. O motivo da alteração é o desejo de tornar os botões de controle de fonte, chamar o sintetizador de voz e salvar no serviço Pocket mais visível.
O estudo mostrou que os usuários os perdem de vista e não percebem (talvez a falta de demanda pelos botões não seja explicada pelo fato de eles não serem notados, mas pelo fato de não serem necessários).
A mudança já causou insatisfação entre os usuários de laptops com telas widescreen, pois o painel superior adicional reduz o espaço vertical disponível, cria a necessidade de rolagem adicional e reduz a quantidade de conteúdo que pode caber na tela.
Ao rolar para baixo, os rótulos de texto desaparecem e o tamanho do painel diminui, o que distrai a atenção. Uma alteração no campo da visão periférica involuntariamente obriga a olhar para cima. Além disso, o novo botão “Concluído” é enganoso e não remove o painel, como você pode pensar, mas inicia a saída do modo leitor.
Desativando autenticação adicional para sistemas sem uma senha mestra
Outra mudança que ocorre no Firefox é uma atualização que desativa o novo mecanismo para confirmar o acesso às senhas salvas , que são usadas em sistemas sem uma senha mestra e que foram fornecidas por meio de um sistema experimental distribuído entre os usuários. Firefox 76 e Firefox 77-beta.
Lembre-se de que no Firefox 76 para usuários do Windows e macOS sem uma senha mestra para ver as senhas armazenadas no navegador, foi adicionado um recurso que permitia exibir uma caixa de diálogo que exigia autenticação com as credenciais do usuário do sistema operacional. Assim, após digitar a senha do sistema, o acesso às senhas salvas será concedido por 5 minutos. Depois disso, será necessário redigitar a senha.
Entretanto, parece que esse recurso só causou mais problemas, pois, de acordo com o pessoal da Mozilla, a telemetria coletada mostrou um nível anormalmente alto de problemas com a autenticação usando credenciais do sistema ao tentar acessar as senhas armazenadas no navegador.
Em 20% dos casos, os usuários não conseguiram passar na confirmação e não obtiveram acesso às senhas salvas.
São identificadas duas causas principais que provavelmente são a fonte dos problemas encontrados:
- O usuário pode não se lembrar ou saber a senha do sistema, pois usa uma sessão com login automático.
- Devido a uma explicação insuficientemente clara na caixa de diálogo, o usuário não entende que é necessário inserir a senha do sistema e tenta inserir a senha da conta na conta Firefox, usada para sincronizar a configuração entre os dispositivos.
De fato, muitos usuários não conseguiram acessar suas senhas salvas. Os desenvolvedores desativaram temporariamente esse novo recurso e pretendem revisar a implementação. Em particular, eles planejam adicionar uma descrição mais clara da necessidade de inserir credenciais do sistema. Além disso, devem desativar a saída de diálogo para configurações com login automático.
Ubunlog