O navegador da Web de código aberto e multiplataforma Mozilla Firefox 101 já está disponível para download como uma pequena atualização que apresenta um punhado de alterações e várias melhorias. O Firefox 101 é uma atualização bem menor, então não espere mudanças importantes. Provavelmente a mudança mais interessante no Firefox 101 é o fato de que a Mozilla reimplementou o prompt de diálogo para salvar ou abrir arquivos, que sumiu no Firefox 98 quando a Mozilla implementou um fluxo de download otimizado.
Agora, os usuários poderão reativar esse prompt de diálogo por meio de uma nova opção adicionada logo após a seção Geral > Aplicativos em Configurações. Na verdade, existem duas novas opções adicionadas, a saber, “Salvar arquivos” (padrão) e “Perguntar se deseja abrir ou salvar arquivos”.
Por outro lado, os usuários poderão configurar o Firefox para lidar com tipos MIME para arquivos diferentes, como salvar um arquivo ou abri-lo com um aplicativo instalado em seu computador. A Mozilla detalha essa mudança em um artigo de suporte.
Mozilla Firefox 101 já está disponível para download
Outras mudanças na versão Firefox 101 incluem suporte para consulta de mídia prefers-contrast
para permitir que sites detectem se o usuário solicitou que o conteúdo da web seja exibido com maior ou menor contraste, a capacidade de usar a lupa no Firefox para Android para posicionar o cursor em formulários páginas da Web no Android 9 ou posterior, bem como as correções de segurança mais recentes.
Para desenvolvedores da Web, o Firefox 101 também apresenta três novos tamanhos de janela de visualização CSS, ou seja, pequeno ( s
), grande ( l
) e dinâmico ( d
), análise adequada dos parâmetros do codec AV1 em consultas de suporte de mídia, ativação do protocolo WebDriver BiDi por padrão, bem como como muitas outras mudanças detalhadas aqui.
A Mozilla planeja anunciar oficialmente o navegador Firefox 101 ainda hoje, dia 31 de maio de 2022. No entanto, você pode baixar a versão final agora mesmo como binários para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows do servidor FTP oficial.
Via 9to5Linux